29 agosto 2009

TRÊS VÍDEOS DE RECRUTAMENTO

Este senhor de barbas crescidas da fotografia acima, conhecido por ter teorizado sobre os estádios de evolução das sociedades, tem andado com a reputação um pouco por baixo nestes dias que correm. Mas pode ser que nem todas as suas teorias estivessem enganadas. Admitamos que não estivessem e que esses diferentes estádios de evolução pudessem ser observáveis de forma indirecta através... de anúncios de recrutamento militar.
Ou então considerar, mais prosaicamente, que as diferenças de estilo entre esses anúncios de recrutamento sejam a consequência dos próprios factores culturais da sociedade, da sua história económica e consequentemente do grau de sofisticação da actividade publicitária. Mas não é assim tão importante. O que pode ser facilmente observável são as distinções entre estes três vídeos deste poste, todos de recrutamento militar, cada um deles de origem diferente.
À sofisticação de estilo e recursos do vídeo norte-americano (mais acima), que dificilmente terá correspondência connosco, sucede-se a sobriedade do vídeo russo, porventura dos três o mais adaptado à actual realidade portuguesa, o poste culmina com a canção pimba que domina o vídeo chinês, visivelmente destinado a uma sociedade rural, que em Portugal se traduziria naquelas nossas romarias de Verão e que teria sido um sucesso garantido há uns 30 anos atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário