14 agosto 2009

(NÃO) APRENDER COM A HISTÓRIA

O desenho acima foi publicado na revista norte-americana Puck por volta da década de 1890 e pretende ser uma forte censura ao comportamento daqueles antigos imigrantes que, depois de se terem estabelecido nos Estados Unidos e aí prosperado(*), se tornavam posteriormente nos maiores críticos à continuação da imigração e da concessão daquelas mesmas oportunidades de que eles próprios haviam desfrutado no passado.

Este é apenas mais um exemplo de como o egocentrismo é um dos traços mais vincados da natureza humana e, na realidade, a História Universal estará repleta de contradições parecidas. Mas, pelos vistos, no caso do historiador Rui Tavares, não houve conhecimentos de História nem consciência crítica que se sobrepusesse ao seu deslumbramento em pensar que o que aconteceu consigo só pode ser diferente do que poderá vir a acontecer com outros autores de blogues.

Recorde-se que Rui Tavares, disse, num depoimento recentemente dado à revista Visão e referindo-se aos autores de blogues de apoio a partidos políticos que eles São escritos por pessoas interessadas nas suas carreiras políticas e destinam-se a ser lidos como a voz do dono, transformando vozes próprias em deputados de terceira fila. Recorde-se também que Rui Tavares foi eleito em Junho passado eurodeputado pelo Bloco de Esquerda

Não encontrei informação disponível sobre a fila em que Rui Tavares se senta no Parlamento Europeu…

(*) No desenho, as sombras representam o que eles eram quando imigraram, em contraste com aquilo em que se tornaram.

2 comentários:

  1. Sabe-se apenas que já não é a terceira fila, portanto.

    ResponderEliminar
  2. Nem isso, mas creio que também não sera importante.

    Em contrapartida, depois de ter descoberto os sites como o Parlorama, faço questão de seguir a actividade dos eurodeputados portugueses - e a de Rui Tavares, por consequência - com muito mais atenção do que acontecia anteriormente.

    ResponderEliminar