19 junho 2009

TV NOSTALGIA – 40

A propósito de uma excelente apresentação que foi feita pelo Pedro Correia do quadro As Meninas de Velázquez, creio que o melhor cumprimento que lhe posso fazer é de o considerar uma espécie de discípulo na blogosfera de Edwin Mullins que foi o criador de uma excepcional série de televisão de divulgação da pintura que se intitulava Cem Grandes Quadros (One Hundred Great Paintings). Num período nunca superior a uns 15 minutos (para não aborrecer), uma obra semi-desconhecida de um autor secundário ou, se da autoria de um grande mestre, uma das suas obras menos conhecidas, era apresentada em toda a sua riqueza.
No único vídeo que consegui encontrar no You Tube sobre a série (mais acima), o quadro é Terraço do Café à Noite (acima) de Vincent Van Gogh a ser apresentado pelo pintor David Hockney e aparece legendado num idioma que desconfio ser hebreu… Para os que entenderem o inglês (ou para os que souberem hebreu…) é um excelente exemplo de um episódio daquela série. Devido à sua curta duração, a RTP usou a série durante anos a fio para preencher os buracos que surgissem inesperadamente na emissão: uma transmissão do exterior que terminasse mais cedo, por exemplo. Muitas vezes, ainda bem...
Mas se houve episódio de entre os 100 que ainda hoje me lembro por me ter deixado verdadeiramente impressionado foi o que tratou de uma pintura datada da época da China dos Song. Confesso que precisei de uma cábula para me lembrar que o rolo se chamava Tempo Límpido no Vale (Clear Weather in the Valley*), obra que aparece acima, mas aquele estilo monocromático e detalhado, onde o tema eram invariavelmente as paisagens e onde os pormenores confluíam para a formação de um ambiente, foi o início da minha relação de interesse com a China da Dinastia Song.
* Trata-se de um daqueles casos em que até faz sentido considerar o título original em inglês de um quadro que foi pintado na China, porque está há muito exposto num Museu norte-americano (Boston).

2 comentários:

  1. Para além de achar interessantes esses pequenos interlúdios culturais (dos quais já não me lembrava) na área das artes plásticas que, devo confessar , me mostraram pela primeira vez alguns grandes pintores e me fizeram ver a pintura com outros olhos, também te quero informar que entro perfeitamente no meu blogue a partir do teu.

    Sou excelente a organizar analogias, não sou?

    ResponderEliminar
  2. Estás a melhorar depois desse ano que fizeste recentemente e pelo qual já te parabenizei! - adoro estes neologismos importados do outro lado do Atlântico...

    Dá-te mais maturidade.

    ResponderEliminar