04 junho 2009

ROCK SPAGHETTI: APHRODITE´S CHILD

Se os simpáticos leitores deste poste quiserem ter a amabilidade de espreitarem o vídeo que inseri acima, terão a oportunidade de ver um clip (para aí com uns 40 anos!) de um conjunto musical que, muito provavelmente, não deverão conhecer. A banda rock chamava-se Aphrodite's Child e era composta por três elementos.
Como se pode observar na capa de disco acima, o aspecto dos membros de conjunto até podia ser um bocadinho assustador: os três podiam perfeitamente ter aparecido como figurantes de Cro-Magnons num qualquer filme histórico que se desenrolasse no Paleolítico Superior… Mas não é isso que torna esta banda objecto do meu interesse…
A curiosidade era a composição da banda: além de ser totalmente composta por gregos(!), dois desses gregos estavam destinados a tornar-se mundialmente famosos. Observe-se no clip acima, em que agora aparecem todos com camisas de folhos, paramentados a rigor, quer o senhor das teclas, quer o senhor do baixo que também é o vocalista:
Este último, reconhecível pelo seu timbre de voz característico, veio a especializar-se no estilo romântico e tornou-se mundialmente famoso na década de 70: chama-se Demis Roussos (acima). O primeiro, embora se tenha dedicado ao rock progressivo, as suas composições de estilo épico são mais facilmente reconhecíveis e chama-se Vangelis (abaixo).
Assim como aqui já havia falado de Rock Spaghetti, embora de origem castelhana, vale a pena fazer esta evocação ao (limitado) sucesso de uma banda nascida fora do núcleo anglo-saxónico, ainda para mais originária de um país pequeno e periférico como é o caso da Grécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário