12 junho 2009

AS VÍTIMAS E AS NOTÍCIAS

Há causas que, reconhecendo-lhe a nobreza, me levam a questionar se será por causa dessa nobreza que elas recebem a notoriedade informativa que lhes é dada. Um exemplo flagrante é o da denúncia dos abusos que, parece que desde sempre, tiveram lugar nos orfanatos irlandeses geridos pelo clero católico. Mas antes, permitam-me mencionar duas notícias de hoje, uma do jornal Público e outra do jornal i, ambas referentes a abusos e tentativas de abusos sexuais de menores…
No primeiro caso a notícia trata do julgamento de uma professora de Braga, no segundo, da notícia da condenação de um funcionário da Segurança Social de Castelo Branco e ambos pela mesma causa. Isoladas, elas perdem o significado mas, que tal se lhes fizermos como está a acontecer com o caso do clero irlandês, e lhe confiramos profundidade com uma notícia com o seguinte título: Em Portugal foram condenados dezenas de funcionários públicos nos últimos anos por abuso sexual de menores?…

De facto, numa sociedade sã as notícias sobre abusos sexuais ocorrem pontualmente e isso só não terá acontecido na Irlanda por causa da capacidade da igreja irlandesa em abafar os casos que iam surgindo mas, para além do clero, parece haver toda uma sociedade exposta à crítica de que não terá sido capaz de denunciar e levar a julgamento os casos quando denunciados. Como o foram os noticiados hoje nos dois diários portugueses. Em compensação, parece estar a assistir-se a um zelo noticioso tardio para contrastar com a negligência anterior da comunicação social.
Ainda anteontem as redacções de informação de todo o mundo foram bombardeadas com a notícia de uma manifestação juntando 7.000 pessoas que se realizou em Dublin em solidariedade com as vítimas daqueles abusos. Muito poucas manifestações de 7.000 pessoas merecem tal distinção. Apesar dos cuidados ao enquadramento das fotografias do acontecimento (acima), é preciso salientar que uma manifestação de 7.000 pessoas na Irlanda representa muito pouca gente: a de Fevereiro deste ano contra as medidas de austeridade reuniu 120.000...

1 comentário:

  1. Uma leitura apressada pode levar a induzir que há, pelo menos, 113.000irlandeses, que se estão nas tintas para os abusos sexuais a menores ou então que a ICAR tem uma grande influência na Irlanda.

    ResponderEliminar