05 abril 2009

AVIAÇÃO DE COMBATE COM AS COCARDES ERRADAS

Para um leigo, qualquer destas três fotografias de aviões de combate parecerá normal. Mas aquela minoria dedicada que percebe de aviação militar aperceber-se-á que o tipo dos aviões fotografados não combina com as suas pinturas identificativas (cocardes) e que a sua associação é, até um contra-senso. Assim, o avião de cima é um Mig-21, um avião de caça de origem soviética, usada por ela e por quase todas as Forças Aéreas dos países seus aliados a partir da década de 60, embora o desta fotografia use a estrela branca de cinco pontas identificativa da Força Aérea dos Estados Unidos.
Em contrapartida, o avião seguinte é um F-14 de concepção norte-americana, um tipo de avião militar que os Estados Unidos não cederam a mais nenhum país seu aliado, com excepção do Irão Contudo, o exemplar fotografado acabou por chegar à posse da União Soviética (precisamente através do Irão…) que depois o identificou devidamente com a estrela vermelha usada pela sua Força Aérea. Tendo sido adquiridos de forma mais ou menos clandestina para avaliações das virtudes e defeitos do material inimigo, fotografias como estas duas costumam ser bastante raras...
Em contrapartida, quando se trata de presas de guerra legítimas, as fotografias costumam ser até bastante publicitadas e as pinturas acabam por ser subtilmente distintas. É o caso do Mig-23 de construção soviética que aparece na última fotografia, que foi capturado pelos israelitas aos sírios depois do seu piloto sírio ter decidido desertar para Israel, e que, apesar de passar a voar identificado com a estrela de David de seis pontas azul usada pela Força Aérea israelita, ainda guarda na cauda, como humilhação adicional para quem o perdeu, o desenho da bandeira síria da pintura original…
Os meus agradecimentos pelas duas fotografias iniciais (as mais difíceis…) ao Blog do Vinna.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.