08 março 2009

ISTO É QUE É ERUDIÇÃO!

Para quem considere que este blogue é erudito (já o ouvi assim classificado…), gostaria de o confrontar com uma frase que acabei de receber de um amigo por e-mail:

O orifício circular corrugado, localizado na parte ínfero-lombar da região glútea de um indivíduo em alto grau etílico, deixa de estar em consonância com os ditames referentes ao direito individual de propriedade.

O que transposto para a gíria dá uma prosaica expressão coloquial brasileira: Cu de bêbado não tem dono! Um alerta para quem beba em excesso, embora desconfie que expresso da maneira referida mais acima, nem sóbrio o destinatário a conseguirá compreender...
Uma outra maneira de compreender o que é a erudição na sua verdadeira perspectiva é visitar o blogue Garfadas on-line, especialmente os concursos que ali se promovem para adivinhar o que serão os objectos mistério… No Garfadas on-line, desconfio que nem os garfos conseguimos identificar…

4 comentários:

  1. Agradeço-te as palavras de apreço. Não percebo bem é o raciocínio que fizeste de duas coisas ou locais diametralmente opostos e que eu não menciono, por não ter o teu à vontade linguístico.

    ResponderEliminar
  2. Ou seja, e passe o plebeísmo, mas ele vem mesmo a propósito, noutras circunstâncias creio que poderias perguntar "o que é que o cu tem a ver com as calças"?



    Bom, a resposta é nada. O que me fez juntar os dois assuntos foi a erudição, aquela genuína erudição espontânea, que é sempre de admirar.

    A que dá uma redacção a um ditado popular que faz com que ele pareça um trecho de um Tratado de Direito Constitucional e a que promove concursos para adivinharmos a funcionalidade de objectos de cozinha com que nós, humildes mortais, nunca sonhámos…

    ResponderEliminar
  3. O blogue pode ser ou não erudito (tenho sempre alguma dificuldade em imaginar fisicamente coisas dessas), mas o autor, é de certeza...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, João, é sempe simpático ouvir elogios vindos de fontes "não publicitadas mas geralmente muito bem informadas".

    ResponderEliminar