07 março 2009

APRE, IRRA E OUTRAS EXPRESSÕES DE DESAGRADO

Já aqui me terei referido previamente ao filme O Caçador (The Deer Hunter, 1979), a propósito de alguma das suas cenas. Pois disponho-me a fazê-lo mais uma vez, lembrando a cena (abaixo) durante a (arrastada) cerimónia do casamento em que nele entra um convidado – um veterano das tropas especiais vindo do Vietname – que não se mostra muito falador, apenas repetindo às interpelações do noivo e dos amigos com um enigmático Fuck It! – à letra: Que se foda!
A priori, não tinha razões para ter simpatia por qualquer dos lados (Afonso Candal do PS e José Eduardo Martins do PSD) envolvidos num caso que se passou anteontem na Assembleia da República a que os jornais de hoje deram amplo destaque de primeira página (veja-se abaixo). O caso parece não ter nada de mais: o primeiro deputado estava com o uso da palavra, o segundo não gostou do que o primeiro disse, mandou-o para o caralho e desafiou-o a irem desenvolver a argumentação noutro sítio…
Confesso-vos a minha empatia e a minha apreciação pela espontaneidade da reacção de José Eduardo Martins, pois o endereço que ele forneceu ao seu colega Candal também é o das minhas preferências em circunstâncias semelhantes. Quanto às reprovações à sua atitude, acho-as um disparate. O nosso desejo deverá ser para que os parlamentares sejam aplicados e responsáveis, mas não esperemos que eles sejam anjinhos que apenas usem o Apre!, o Irra! ou outras expressões similares, à laia de imprecações… Tanto relevo dado pela comunicação social (começou pela TVI, passou depois para os jornais da forma exuberante que se pode observar…) a algo que não passa afinal de um incidente menor, também não deixa de ser causa de reflexão sobre o papel (nada inocente) da mesma comunicação social na defesa da manutenção de uma concepção hipócrita da relação do político com o público. Como as pessoas normais, os políticos, quando se irritam, também ficam fodidos e mandam quem os irrita à merda e a outros sítios…

2 comentários:

  1. Oh meu rico S. Cricalho! Não é que andas a ficar um bocadinho desbocado?!!! Não tens por aí um filho ou outro que se proponham educar-te?
    Quando vi "Apre" e "Irra", vá que não vá.Mas agora c...(pi) fo...(pi),...É que não estava a contar. Um blog deste nível! Ainda se fosse "bolas" "caspité", vá lá até "Da-sssse"... Agora assim. Lá os jornais, pronto, a gente já se habituou a coisas bem piores. Agora o "Herdeiro de Aécio"?!!!
    Parafraseando o outro:"Não havia necessidade!"

    ResponderEliminar
  2. Oh Donagata, é pensando precisamente nesse "outro" que parafraseias, embora noutra personagem, que a tua intervenção - acompanhada do respectivo sotaque... - até pode fazer lembrar aquela lâmpada, a "bermelhinha", que não o deixava "alargar-se" pelo comentário desportivo como ele gostaria...

    http://www.youtube.com/watch?v=yBIK_G9PHkc

    ResponderEliminar