20 fevereiro 2009

OS INTELECTUAIS DA CANETA

Não sei se a moda se deverá a Jon Stewart, mas foi no seu Daily Show que comecei a reparar como era hábito do entrevistador usar uma caneta na sua mão esquerda e dispor de um bloco de folhas de papel também do seu lado esquerdo durante o programa (acima), a que recorria em qualquer momento que fosse visualmente mais morto. Também se percebia, pelo percurso da sua mão, que aquilo que Jon Stewart escrevia nas tais folhas de papel não eram mais do que de simples garatujas.
É um hábito que parece ter-se pegado, como se pode observar pelo exemplo de Talk Sex with Sue Johanson, um programa transmitido actualmente por um dos canais por cabo (acima). O sistema é o mesmo, e as garatujas também, o que me levou a suspeitar que aquela disposição fosse uma espécie de franchise e não tivesse nada a ver com o facto do anfitrião do programa ser canhoto. Aliás, seria talvez por ele ser direito e ter que escrever com a esquerda que só conseguia fazer garatujas…
Enfim, será sinal dos tempos que a demonstração subliminar de intelectualidade parece ter deixado de ser usar óculos para passar a ser escrevinhar coisas numa folha de papel… Eis senão quando, para desforra de todos esses apresentadores de Shows de televisão, os Estados Unidos resolvem eleger um Presidente genuinamente canhoto, que se caracteriza por pegar na caneta da mesma forma desajeitada com que eles o fazem (acima), mas neste caso, indiscutivelmente, para rubricar documentos oficiais…

3 comentários:

  1. Não fugi. Continuo a vir por aqui, pelas tuas quintas com assiduidade. A vontade de comentar com humor tem sido pouca. Com inteligência, isso, é uma impossibilidade que já conheces.
    Hoje resolvi comentar porque eu, que até vejo os programas que referes, nunca tinha reparado que tinham caneta, folhas, que escrevinhavam...
    Que inveja eu tenho da tua capacidade de atenção e memória (apenas para citar duas, porque na verdade eu estou é verdíssima de inveja tais são as tuas habilidades deveras incomuns).
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Bem observado! Deve ser um daqueles truques de apresentação em público, que de repente começam todos a fazer como não cruzar os braços, ter as mãos paralelas, nunca usar o indicador, etc.
    São comunicadores formatados.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários.

    O que começou por me deixar desconfiado foi a súbita profusão de apresentadores canhotos combinada com esta necessidade de tirar notas à frente das câmaras...

    ResponderEliminar