26 fevereiro 2009

DOIS À FRENTE E DOIS ATRÁS

A forma como frequentemente se apresentam teses e se argumenta aqui pela blogosfera faz-me lembrar uma daquelas tradicionais anedotas de elefantes. P: Como é que quatro elefantes cabem dentro de um Mini? R: Vão dois à frente e dois atrás… Mas, mais do que uma simples anedota, suponho que esta até contém um daqueles importantes ensinamentos filosóficos: quanto as discussões são de cariz eminentemente teórico, pode dizer-se o que se quiser, porque é mais importante que os argumentos sejam formalmente escorreitos do que realisticamente práticos.
Os quatro elefantes são um caso obviamente absurdo mas já li imensas outras questões que foram lançadas em bases igualmente absurdas, embora não tão óbvias, e que tiveram auditório disposto a levá-las a sério. Desengane-se quem acreditar que consegue chamar à razão quem profere tais afirmações. A própria anedota filosófica dos 4 elefantes tinha uma continuação, que nos mostra como os disparates de argumentação teórica podem ser infindáveis. P: E se houver dificuldades para que os quatro elefantes caibam no Mini? R: Ajeitam-se, enrolando as trombas para dentro…

4 comentários:

  1. E como é que se acomodam 4 girafas num mini?

    :))

    ResponderEliminar
  2. Não não...
    Tiram-se os elefantes e acomodam-se as girafas!!!

    [desculpe a brincadeira, mas não resisti]

    :))

    ResponderEliminar
  3. E ainda bem que o fez, Maria do Sol. Não se está a levar a sério nem a estão a levar a sério, ao contrário, por exemplo, do João Miranda do blogue Blasfémias cujas soluções económicas se costumam assemelhar, em aplicabilidade, com as que aqui demos para acomodar a bicharada dentro do Mini.

    O mais engraçado é que há quem leia as coisas que o João Miranda escreve e, porque ninguém se havia lembrado até então de dispor os elefantes dois a dois, fique sinceramente convencido que a bicharada cabe mesmo no Mini…

    ResponderEliminar