19 janeiro 2009

A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DE TER MAU FEITIO

A História é fértil em narrativas que provam a influência da personalidade daqueles que detiveram o poder para a forma como os acontecimentos se desenrolaram. Então naqueles regimes onde o poder se tendeu a concentrar numa só pessoa, a importância da personalidade dessa pessoa torna-se decisiva. A União Soviética do stalinismo, por exemplo, só é concebível com os traços de personalidade de Staline.
Contudo, em certas ocasiões e em certos pormenores, os próprios ditadores acabam por ter de se vergar a quem mostra ter traços de carácter bem vincados... Este poste destina-se a dar o destaque que é merecido ao mau feitio do cavalo branco que aparece no centro da fotografia acima, que foi tirada quando ele estava a ser montado pelo marechal Zhukov durante a parada da Vitória que teve lugar na praça Vermelha a 24 de Junho de 1945. Originalmente, a cerimónia fora concebida para que fosse Staline em pessoa, como o Vencedor da Grande Guerra Patriótica, a comandar as tropas em parada. Contudo, nos ensaios, Staline, que era um cavaleiro medíocre, vira-se em tais dificuldades para dominar o cavalo branco que lhe fora destinado que, para evitar o enorme embaraço que seria uma queda sua durante a cerimónia, acabou por preferir que fosse Zhukov a dominar o fogoso cavalo (acima). Para se desforrar e reafirmar a sua primazia, três dias depois da parada Staline fez-se promover de marechal ao novo posto de generalíssimo da União Soviética. O pior da sua nova patente era mesmo o uniforme correspondente, que o até próprio Staline achou ridículo demais, com o seu casaco branco e as calças duplamente listadas a vermelho (acima), a fazer lembrar (palavras do próprio generalíssimo) um porteiro de um restaurante de luxo…

2 comentários:

  1. O cavalo do poder não é fácil de montar!
    Que o diga Otelo Saraiva de Carvalho, que também não quis arriscar um trambolhão...

    ResponderEliminar
  2. Inspirado na "grande" figura do Estaline eu diria que a dita montada meteu um requerimento antes da parada. Como equídio recusou-se a fazer uma sanduiche de sela. Com besta em cima e besta em baixo. Piada antiga, reconheço, mas sempre de belo efeito. HAHAHA.
    ARTUR

    ResponderEliminar