25 dezembro 2008

PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE

Com a devida vénia, transcrevo para aqui um poste do Da Literatura colocado no passado dia 22, da autoria de Eduardo Pitta e comentando um artigo de Francisco Almeida Leite (co-autor do Corta-Fitas) que havia sido publicado nesse mesmo dia no Diário de Notícias. Pelos esclarecimentos que pretende prestar, o poste faz-me lembrar aquela tradicional mensagem de Natal: Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade… Reza assim:

O Diário de Notícias informa que Pacheco Pereira vive numa quinta: «a quinta onde reside, a Marmeleira, fica aí» (no concelho de Rio Maior). Sucede que a Marmeleira não é uma quinta. É uma freguesia do concelho de Rio Maior, criada em 1878, e elevada a vila em 1927. De acordo com o censo de 2001, terá 700 habitantes. Pacheco Pereira e mais 699. E não, não há nenhuma quinta dentro da vila.

Houve quem zurzisse no artigo aqui pela blogosfera, mas confesso que, apesar da boa vontade, o esclarecimento contido no poste de Eduardo Pitta me deixa confuso. Será que a questão em causa é a da Marmeleira ser uma freguesia e não uma quinta? Ou será que a questão é a freguesia ter outros 699 habitantes além de José Pacheco Pereira? Ou será que a questão é terem-na tentado passar por quinta quando não passava de mera freguesia? E daí, quem será o responsável por tal assomo de petulância?

Será o freguês José Pacheco Pereira que, apesar dos seus apelidos de ressonância histórica, não parece mostrar sequer ter posses para Morgado? Ou será o articulista Francisco Almeida Leite que se terá entusiasmado em excesso sobre as respectivas posses quando escrevia o seu artigo sobre barões e baronetes do PSD?... De qualquer modo, em espírito de boa vontade natalícia, Eduardo Pitta com aquele poste parece ter-nos explicado quanto a questão de não haver quinta na freguesia é grave…

4 comentários:

  1. Marmelanja é um doce de marmelo e laranja que deve ser consumido em tempo útil porque pode azedar.

    ResponderEliminar
  2. boas festas e um bom ano
    cumprimentos de Antuérpia

    ResponderEliminar
  3. Talvez seja apenas uma alegoria natalícia, uma vez que o Dia calhou, este ano, a uma quinta-feira...

    ResponderEliminar
  4. Boas Festas e Bom Ano para si Alfacinha!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.