30 dezembro 2008

A HUMILHAÇÃO FRANCESA

Estas duas fotografias são exemplos de um outro género de humilhação por que passaram os franceses depois de se verem forçados a assinar o Armistício de Junho de 1940. Os blindados que se nelas se vêem eram originalmente franceses (Somua S-35) mas foram capturados e depois decorados com as marcas da Wehrmacht e tripulados por soldados alemães.
Humilhação acrescida: as duas fotografias foram ambas tiradas em França – numa delas vê-se nitidamente o obelisco da Place de la Concorde em Paris. Considerando que possuíam diversas deficiências de concepção (uma tripulação de apenas 3 elementos era uma delas), os alemães desistiram de usar os Somua em combate e deram-lhes outros destinos (guarnição, instrução).
Contudo, esta curiosidade não pode fazer esquecer a enorme contribuição para a produção industrial de guerra que a Alemanha adquiriu em consequência das anexações da Áustria (as indústrias da Steyr Mannlicher) e da Checoslováquia (as da Škoda) e das conquistas da Bélgica (a FN Herstal) e da França (Schneider & Cie e muitas outras).

Sem comentários:

Enviar um comentário