22 novembro 2008

BRITISH BROADCASTING CORPORATION versus DEUTSCHLANSENDER

A Segunda Guerra Mundial também se travou no conteúdo das ondas radiofónicas. A partir de Junho de 1940, depois da derrota francesa e do isolamento britânico, a BBC (British Broadcasting Corporation) tornou-se um dos instrumentos mais importantes da manobra britânica defrontando-se com a Deutschlandsender, que representava o poder continental. Os estilos informativos das duas emissoras diferiam substancialmente. Enquanto o da alemã era absolutamente oficial e institucional, transmitindo estritamente os despachos governamentais, o da britânica era mais subtil, pretendendo conquistar a confiança dos ouvintes.
Assim, a BBC também noticiava os desastres militares das próprias forças britânicas, enquanto era perfeitamente impensável ouvir notícias respeitantes a derrotas alemãs na Deutschlandsender. É óbvio que a BBC amenizava o impacto dessas derrotas, enquanto exagerava a dimensão das vitórias*, mas havia o cuidado de fazer a gestão do cenário da guerra por forma a que os ouvintes não viessem a ser colhidos de surpresa, como aconteceu, por exemplo, com a Deutschlandsender e com a queda de Stalinegrado em Janeiro de 1943. Ainda no dia de Natal de 1942 se havia forjado um posto de rádio onde se anunciava que tudo corria bem**
Por essa altura, nos anos de 1942/43, nos países neutros como Portugal, mas também nos menos neutros, como a Suíça ou a Suécia, a BBC ganhara definitivamente a batalha da credibilidade à sua opositora germânica. Geralmente, na Europa não engajada considerava-se que o que se ouvia na BBC era relativamente fiável e o que se ouvia na Deutschlandsender era propaganda. A vitória da BBC ficou conhecida por ter sido uma forma inteligente de ganhar a confiança da audiência. Mas, nas guerras de propaganda, não foi exemplo que tenha pegado de estaca. Hoje, tantos decénios passados, há ainda quem prefira e enalteça as abordagens mais estúpidas Tomemos o exemplo de Dias Loureiro e da sua anunciada intenção de se explicar na Assembleia da República, vetada pelo PS. Pergunta-se Miguel Abrantes no seu blogue, se terá sido só o PS a perceber e a impedir que a AR se transformasse num palanque de feira. Para além do facto da AR já poder ser considerada há muito como um palanque de feira, a consequência maior da decisão deste PS que Miguel Abrantes tornou antropomórfico, porque o faz perceber em bloco, foi a de reconfirmar que o palanque da feira está restrito apenas aos vendedores de banha da cobra que convenham ao PS. Nos outros (e lembrem-se do caso Eurominas), parece que há sempre qualquer coisa que o PS tem a esconder… * Num dos dias épicos da Batalha de Inglaterra, 15 de Setembro de 1940, acabou a anunciar uma vitória estrondosa para os britânicos de 195 aviões alemães para apenas 26 dos seus. Na realidade os alemães apenas haviam perdido nesse dia 60 aviões… ** O pseudo-posto de rádio de Stalinegrado havia sido forjado nas próprias instalações da Deutschlandsender, adicionando-se artificialmente à transmissão barulhos de estática e interferências, a sugerir distanciamento e condições precárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.