23 outubro 2008

AS DUAS POLÓNIAS ESCONDIDAS POR DEBAIXO DA POLÓNIA

Este poste destina-se a assinalar uma daquelas coincidências de geografia humana que nos fazem pensar. Já aqui havia anteriormente incluído num poste intitulado As Terras de Leste perdidas pela Alemanha, um mapa mostrando o traçado das fronteiras orientais da Alemanha durante a época imperial (período que terminou em 1918). Nesse mapa (abaixo), talvez mais interessante do que as fronteiras politicas de há 90 anos, estão assinalados num tom progressivamente mais escuro os distritos onde maior era a proporção de súbditos polacos do Kaiser, de acordo com os resultados do Censo realizado em 1910.
A maioria desses distritos que estavam ali assinalados a escuro passaram depois a fazer parte da nova Polónia, quando o país se reconstituiu em 1919 e o resto dessa história já foi contada no poste a que fiz referência. O que vale a pena agora é comparar o mapa acima com o de baixo, que representa os resultados eleitorais das eleições legislativas polacas realizadas em Setembro do ano passado. A cor alaranjada estão assinalados os distritos ganhos pela Plataforma Cívica (PO - Platforma Obywatelska) e a cor azul os que foram ganhos pelo bloco Lei e Justiça (PiS - Prawo i Sprawiedliwość – o dos gémeos Kaczyński).
Nessas eleições de 2007, a Plataforma Cívica, dirigida pelo actual Primeiro-Ministro polaco, Donald Tusk, derrotou o bloco Lei e Justiça, dirigido pelos gémeos (Jarosław e Lech*) Kaczyński. E, como se pode ver, fê-lo ganhando em praticamente todos os distritos que fizeram parte da Alemanha… Pode tratar-se de uma coincidência, pode ser que as antigas fronteiras políticas correspondessem a distinções sociológicas profundas**, ou pode ser que o processo de formação cívica nos estados modernos tenha diferido substancialmente entre o modelo alemão e o russo, a ponto de existirem diferentes formas de pensar, dum e doutro lado da fronteira.

* Lech (o Presidente) distingue-se do irmão por ter um pequeno sinal no lado esquerdo da cara.
** Improvável, dada o processo aleatório como as fronteiras entre prussianos, russos e austríacos foram traçadas no Congresso de Viena de 1815.

4 comentários:

  1. Desculpe-me por vir comentar um post anterior mas só espaçadamente venho aqui. Tenho sempre interesse em o ler mas não leio todos os dias ou semanas.
    Não é um comentário; é uma pergunta.
    A respeito do post Rethondes e a miopia de Hitler, este não mandou, depois da assinatura do armistício, destruir a carruagem?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Não tenho que o desculpar, Zé Dias da Silva, por ser um leitor episódico do blogue. Há quem cá venha pontualmente, apenas para esclarecer uma dúvida. E há ainda quem cá venha por engano...

    Agora, quanto à pergunta que me colocou, deixei a resposta no próprio poste. Pareceu-me fazer mais sentido.

    ResponderEliminar
  3. (Ainda a tempo)
    Pode-se dizer da Polónia que os que foram mais estalinistas do que Estaline, são também mais papistas do que o Papa

    ResponderEliminar
  4. Uma coisa boa dos blogues, JRD, é que qualquer comentário vem sempre a tempo e é sempre apreciado.

    O seu (Ainda a tempo) quase soa a arfante e não havia necessidade de tanta pressa.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.