04 setembro 2008

A “VOZ” DO SNOOPY MORRE AOS 91 ANOS E O JORNALISMO QUE DÁ TANTO RELEVO AO ACONTECIMENTO TAMBÉM NÃO SE ENCONTRA EM MUITO MELHOR ESTADO...

A notícia da morte da voz do Snoopy aos 91 anos (é esse o sentido do cabeçalho da notícia) fez-me lembrar um poste que aqui coloquei vai para quase dois anos sobre uma guerra de idiomas que se travava no interior da China no que respeita à dobragem da série de animação Tom e Jerry. A ironia maior da disputa, que envolvia a opção pela dobragem em idioma mandarim, que se fala em Pequim, ou pelos idiomas de Xangai e de Hong Kong, residia no facto de, na versão original norte-americana, o Tom e o Jerry nem sequer falarem…

Mesmo não sendo um entusiasta da série Peanuts, que começou por ser inicialmente publicado em tiras de jornal antes de ser criada uma versão para desenhos animados, e do que me recordo de Snoopy é que era um boneco ensimesmado e que, apesar de todas as outras personagens da série falarem (com excepção dos adultos, de que se ouve o som da voz mas não se entende o que dizem...), os sons da sua voz limitam-se a gargalhadas, soluços ou gemidos, enquanto as situações de humor que participa são normalmente de uma comicidade visual.

Ou seja, a importância da voz de Snoopy não tem nada de comparável às vozes características de muitos outros heróis de desenhos animados como Bugs Bunny, Duffy Duck, Porky Pig, Sylvester, Speedy Gonzalez, Fred Flinstone, Woody Woodpecker, Mr. Magoo, ou Scooby-Doo. É lamentável que o autor das gargalhadas de Snoopy tenha falecido assim aos 91 anos, mas pode-se aventar a hipótese que, talvez por ignorância de quem noticia, a notoriedade do falecido esteja a ser um pouco sobrestimada…

Sem comentários:

Enviar um comentário