18 setembro 2008

A BRAVURA CASTELHANA E A PAZ ESPANHOLA

Ainda a propósito do poste publicado mais abaixo a respeito das idiossincrasias da Legião Estrangeira espanhola e de um oportuno comentário lá inserido a respeito do comportamento dos soldados daquela unidade durante a Guerra Civil de Espanha (1936-39), vale a pena evocar aquele que foi o criador e o comandante da Legião antes e durante o conflito, um dos mais exuberantes e castiços generais nacionalistas espanhóis, o General Millán-Astray (abaixo), o autor do famoso mote da legião ¡Viva la Muerte!
Contudo, o contributo e a notoriedade do General naquele conflito, mais do que táctica, foi sobretudo de natureza propagandística, com os seus inúmeros ferimentos adquiridos nas campanhas de Marrocos onde perdeu um olho, amputaram-lhe um braço, recebeu um tiro no peito e outro numa perna, como se pode ver pela fotografia acima. Mas a cena mais famosa onde participou foi uma altercação (hoje famosíssima) com o Reitor da Universidade de Salamanca de então, Miguel de Unamuno (abaixo).
Como Miguel de Unamuno teve então oportunidade de denunciar (o que lhe custou a destituição do cargo e a prisão domiciliar), os valores que o General Millán-Astray tanto gostava de proclamar com aqueles motes (¡Muera la inteligencia!), por muito que eles apelassem àquela coragem física que costuma ser tão do gosto dos castelhanos (pense-se nas touradas…), revelavam-se afinal insubstanciais e inconsequentes: Venceréis, porque tenéis sobrada fuerza bruta. Pero no convenceréis.
Em registo mais caricato, lembrei-me das palavras e da coragem de Millán-Astray num episódio recente (veja-se acima) em que o cavaleiro tauromáquico João Salgueiro se apeou do cavalo em plena lide para desafiar o touro… Em registo mais sóbrio, lembrei-me das palavras e da reflexão de Unamuno com as notícias da próxima exumação das ossadas de Frederico Garcia Lorca e da polémica associada a essas exumações. Passaram-se quase 70 anos* depois do fim da Guerra Civil e continua a haver uma Espanha convencida que não precisa convencer

* Para comparar este processo de cicatrização com o que costuma acontecer 70 anos depois de uma Guerra Civil noutros países, lembre-se que aquilo que separara miguelistas e liberais era irrelevante em Portugal em 1904, e já não era particularmente significativo o que separara estados sulistas e nortistas nos Estados Unidos em 1935.

2 comentários:

  1. As atrocidades da Guerra civil de Espanha estão bem vivas na memória colectiva dos espanhóis. Ainda há poucos dias pude testemunhar essa realidade perante um mural existente no alto do Furriolo.

    ResponderEliminar
  2. Um "espectro de guerra", esse Milan Astray, como lhe chamou o historiador Anthony Beevor. Guerra que o transformou num monstro, por dentro e por fora, como Unamuno deixou bem explicíto no discurso. Era bem o símbolo da barbárie que atravessou a Espanha nesses anos (dos dois lados, aliás), e que tantas vítimas provocu. Apesar de tudo, em Portugal tivemos confrontos ideológicos da mesma natureza, mas que nunca chegaram a este grau de crueldade.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.