15 agosto 2008

MAIS GENTE GIRA

Há cerca de uma semana apareceu na imprensa uma notícia que a Marinha portuguesa havia sido obrigada a aceitar mulheres nos fuzileiros. Isso é concordante com a percepção geral de que a instituição militar é uma das que se tem mostrado mais relutantes à admissão de mulheres e à igualdade do género… Em contrapartida, intriga-me como não haja na sociedade uma percepção idêntica a atitudes semelhantes assumidas por outras instituições, como seja o caso dos desportos motorizados, onde, tirando os tradicionais comentários sexistas sobre as mulheres ao volante, nada parece poder explicar o facto.
Lembro-me, dos meus idos tempos de fã da Formula 1, da italiana Lella Lombardi (acima) e, claro, em Rallies, de Michèle Mouton, popularizada entre nós quando ganhou o Rally de Portugal em 1982. Mas a verdade crua é que na enorme lista dos 800 nomes de pilotos de Formula 1 da Wikipedia aparecem 5 mulheres nos quase 60 anos de história da modalidade. E em Rallies os nomes femininos são também apenas 5. Ora isso ultrapassa tudo o que seria aceitável pelas regras da casualidade – as mulheres representam 0,6% do total. Mas depois são os generais que são mais machistas que os dirigentes do automobilismo…
É que muitas vezes a percepção geral existente sobre certas coisas está errada mas é muito mais importante do que aquilo que é a realidade. Isso é evidente num outro gag do filme Gente Gira de que já havia falado abaixo. Encenava-se uma cena prévia diante da vítima, em que um cúmplice se queixava de que qualidade da comida num restaurante para ser depois expulso por dois matulões. Depois preparava-se o prato da vítima com pilhas de sal e ficava-se à espera da reacção…Mas uma das vítimas estragou completamente o gag, porque, ao arrepio dos sentidos, não só achou o seu hambúrguer normal, como até lhe adicionou mais sal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.