28 junho 2008

SAIS DE FRUTOS

A propósito da Prova de História do 12º Ano, suspeito que, se tivesse havido nela alguns erros técnicos e factuais que pudessem ser explorados, então o PCP teria feito logo avançar o conhecido camarada Mário Nogueira do Sindicato (abaixo), municiado dos competentes relatórios que demonstrariam várias coisas, e concluiria - previsivelmente - quão perniciosas têm sido as políticas educativas de direita desta ministra e deste governo.
Mas não tendo sido assim, e tendo a referida prova elegido como um dos seus temas duas fases do período soviético (1917-91) da história da Rússia, parece que o incidente acabou por se ficar apenas por uma enorme má disposição dos camaradas intelectuais, como se pode ler aqui (em sóbrio) e ali (em ridículo). É que, quanto ao tema da história soviética, sabe-se bem como há um enorme fosso metodológico a separar os comunistas de todos os outros.
Mais concretamente, e para nos cingirmos ao período estalinista da Grande Purga da década de 1930, um dos focados na prova, quem o conhece sabe como ele sempre foi tratado com uma enorme plasticidade factual pelos próprios comunistas. Tornou-se simbólica a fotografia abaixo, onde Nikolai Yezhov, que foi o dirigente máximo do NKVD e um dos protagonistas da repressão, veio a desaparecer das fotografias oficiais.
Claro que um intelectual comunista experimentado como Vítor Dias não cairia na armadilha de se perder a atacar factualmente esses episódios da história russa destacados na prova, antes prefere refugiar-se em generalidades como classificá-la de prova (…) marcadamente orientada por critérios político-ideológicos muito parciais, rígidos e fechados. O engraçado é que, como opinião e como generalidade, nunca li melhor descrição do Avante!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.