03 junho 2008

A IMPORTÂNCIA DAS VEDETAS DESPORTIVAS

Discutia eu ontem com um amigo mais uma daquelas escolhas de Marcelo, desta vez uma apreciação dele sobre a projecção internacional das vedetas da selecção portuguesa de futebol. O exemplo dado por Marcelo era o de uma visita de Jorge Sampaio a uma escola palestiniana, onde ninguém parecia conhecer Portugal à excepção de um aluno que tinha Cristiano Ronaldo por ídolo. A importância disto, rematava Marcelo, os seus amigos intelectuais não conseguiam compreender… Foi esmagadoramente convincente!
Mas eu devo torcer pelo mesmo clube dos amigos intelectuais de Marcelo. Acho que o facto de um miúdo palestiniano tenha Cristiano Ronaldo por ídolo é algo de lisonjeiro, especialmente para o próprio, mas é coisa que não tem importância nenhuma. Nessa conversa com esse meu amigo, que conheço de há muito, lembrei-me que o seu grande ídolo de juventude havia sido o condutor de Formula 1 sueco, Ronnie Peterson. E ambos concordámos que isso não influenciara nada a sua disposição em relação à Suécia…
É fácil desacreditar a pretensa profundidade do argumento marcelista. Basta observar o que aconteceu às vedetas desportivas de há uma, duas, três décadas, para perceber como o fenómeno tem apenas a importância de tudo o que é efémero. Trata-se da mesma importância de entretenimento dos próprios comentários de Marcelo Rebelo de Sousa. Hoje, também só os seus amigos intelectuais é que se lembrarão ainda como Marcelo jurou que nem que Cristo descesse à Terra ele se candidataria a presidente do PSD…

3 comentários:

  1. as palavras são mesmo como as cerejas... e gostei de ter lido ângulo de ver a "coisa"...

    ResponderEliminar
  2. Aqui há tempos, algures lá muito para o norte, numa visita a um museu,cruzei-me com um grupo de adolescentes, um dos quais envergava uma camisola do Real Madrid, com o nº 7 e o nome de Figo nas costas, arrisquei perguntar-lhe: Sabes que o Figo é Português?
    E ele respondeu de pronto: Não é não, é Espanhol!
    Alguém me disse de imediato: Tiveste a resposta que merecias.
    Se calhar tive...

    ResponderEliminar
  3. Eu também torço pelo clube dos amigos intelectuais do Marcelo, e pelo teu, de resto. Aliás achei a maior parvoíce esse seu comentário.
    Também, repara, um especialista em todas as coisas, há-de falhar um dia em alguma...

    ResponderEliminar