26 maio 2008

SCHERZI A PARTE*

Quando a SIC arrancou com as suas emissões e era pobrezinha, houve um período em que, por causa da omnipresença da RTP no estrangeiro, teve de se alimentar de programas enlatados de origens fora do comum, como era o caso de um programa italiano chamado Scherzi a parte*, apresentado por José Figueiras então em fase de iniciado. Tratavam-se de uma série de programas na linha dos que em Portugal ficaram com a designação genérica de Apanhados, com as pessoas colocadas perante situações bizarras.
No caso dos Scherzi a parte, as vítimas eram sempre pessoas conhecidas em Itália, mas esse efeito perdia-se na SIC porque a maioria delas eram desconhecidos entre nós. As partidas eram normalmente bastante mais elaboradas do que era costume, mas entre as engraçadas havia algumas simples, como os cantores que julgavam estar a actuar via satélite para audiências de milhões e lhes acontecia tudo. Outras, mais sofisticadas, eram de um gosto muito duvidoso, como deixarem um tigre à solta na garagem de uma das vítimas…
Mas o que ainda hoje mais me impressionou era a capacidade como os promotores do programa conseguiam montar uma farsa mesmo num espectáculo ao vivo de uma das vítimas, contando com a colaboração voluntária de um auditório de milhares. Num dos casos (que não encontrei no You Tube), uma parelha de cómicos esteve a actuar durante uma boa meia hora num silêncio total sem que da assistência se ouvissem sequer arremedos de uma gargalhada contida. Era completamente deprimente e arrasador!
Ao ser exposta a partida, a primeira coisa que os dois cómicos quiseram saber foi como o público havia sido assim tão bem ensaiado para não rir, mas não tinha havido ensaio: as pessoas, cúmplices da partida que se ia pregar aos dois actores, tinham simplesmente perdido a predisposição para rir... Afinal, concluía-se, as piadas não seriam afinal tão arrebatadoras quanto isso… Anteontem, Paulo Portas foi a Badajoz e Francisco Louçã ao Hospital São Francisco Xavier, mas, também aqui, a audiência resolveu deixar de achar piada aos cómicos

* Brincadeiras à parte.

5 comentários:

  1. É por este texto e outros que considero que excluindo o "Herdeiro de Aécio" todos os outros blogs concorrem para o segundo lugar.
    Mas o Francisco se quer ser levado um pouco mais a sério tem de perder aquela noção do absoluto (bom ou mau).
    O Paulo, a segunda não está a ser melhor do que o domingo (ou a primeira). ;-)

    ResponderEliminar
  2. Não vi Louçã, mas Portas esteve bem! Não tem graça, nem ponta por onde se lhe pegue: o trivial...

    ResponderEliminar
  3. Não sei se o PP levou o Jaguar e o atestou, tão pouco me interessa.
    Por outro lado, tirando os "doentes" dos Melos & Ca.,que é gente de riso fácil, quem é que pode achar piada ao que querem fazer ao SNS?

    ResponderEliminar
  4. Na mouche! Muito beeemmmm!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Por muito que lhe agradeça os elogios, João Moutinho, eles são tão superlativos que desconfio que só o José Mourinho os aceitaria com naturalidade...

    ResponderEliminar