29 maio 2008

OS COMENTADORES (continuação de OS CANDIDATOS)

Em jeito de homenagem ao recém-falecido Sidney Pollack, vou recuperar duas cenas de um filme em que Pollack foi simultaneamente realizador e actor: Tootsie (1982). É a história de uma actor conflituoso e desempregado (Dustin Hoffman) que, à revelia do seu agente (Sidney Pollack), consegue, disfarçado de mulher, obter um papel feminino numa telenovela, onde se vem a apaixonar por uma das suas colegas (Jessica Lange), mas a quem não pode dizer a verdade, sob pena de perder o emprego.
Numa daquelas ocasiões típicas de cumplicidade feminina em que os dois (as duas…) estão a ensaiar cenas para o dia seguinte, Lange confessa à amiga que um dos seus sonhos era que houvesse finalmente um homem desconhecido que a abordasse sem rodeios. E cita mesmo a sua frase ideal: - Sabes, eu podia dizer-te assim uma frase inspirada ou podíamos fazer aqui uma grande representação teatral, mas a simples verdade, é que te acho muito interessante e gostaria muito de fazer amor contigo.*
Acontece que, passados poucos dias, os dois se encontraram numa festa em que Hoffman compareceu com a sua verdadeira identidade, e aí ele aproveitou um momento a sós com Jessica Lange para lhe dizer ele aquela frase que ele fixara e que conhecia de coração… Não a chegou a acabar, porque Lange, visivelmente esquecida da conversa anterior, lhe mandou o conteúdo do copo de uísque à cara pelo atrevimento. Moral da história: há desejos que apenas se manifestam em determinadas circunstâncias precisas…
Antigamente, só os electrodomésticos vinham com manual de instruções para que os instalássemos e desfrutássemos de todas as suas potencialidades**. Hoje são os debates políticos que não dispensam a fase pós-debate, reservada para os comentadores explicarem o que devem pensar os espectadores daquilo que estiveram a assistir. Ontem, depois do debate da SIC entre os candidatos a presidentes do PSD, lá se repetiu a cena e lá se repetiram os comentadores: Inês Serra Lopes, Luís Delgado, Mário Bettencourt Resendes.
Ora uma das acusações recorrentes que estes últimos (comentadores) costumam fazer ao seu ganha-pão (os políticos) é a superficialidade da análise das consequências das promessas e das medidas que preconizam. Atento a isso, ontem, qual Dustin Hoffman ingénuo, Mário Patinha Antão parecia trazer a lição estudada: redução do IVA de 20 para 18% (custo de 600 Milhões €), do IRC de 25 para 20% (custo de 300 Milhões €), etc. Questione-se o benefício destas medidas, mas reconheça-se a transparência com que foram apresentadas...
Mas, quem esperasse ouvir Patinha Antão ser depois incensado pelos comentadores por causa da transparência das suas propostas, terá tido ocasião para sentir o mesmo uísque na cara de Hoffman. Como os desejos secretos femininos, as opiniões dos comentadores só são para levar a sério em certas circunstâncias precisas. Desmontar o que Patinha Antão ontem propôs exigiria deles estudo e fundamentação; dar o devido relevo a que a lista da sua candidatura contém o nome de um militante falecido é que já parece coisa menos exigente
Depois, costuma dizer-se que o problema do debate político em Portugal tem sido a diminuição da qualidade dos seus protagonistas. Só?...

* You know, I could lay a big line on you and we could do a lot of role-playing, but the simple truth is, is that I find you very interesting and I'd really like to make love to you.
** Sem eles, quem imaginaria que também se podiam fazer batidos de alperce com a Varinha Mágica?

6 comentários:

  1. E não se pode exterminá-los?

    :)

    ResponderEliminar
  2. Que maldade, Maria do Sol, que maldade!

    Os comentadores são uma espécie útil no ecossistema da indústria do entretenimento que se disfarça de não entretenimento, pretendo passar por informação verdadeira.

    A maioria dos comentadores não percebe especificamente de coisa nenhuma (há várias e honrosas excepções) mas disserta generosamente sobre tudo! Não há tema que os atemorize!

    E quer a Maria do Sol exterminá-los?! O que diria o Francisco Ferreira da Quercus?

    ResponderEliminar
  3. Inês Serra Lopes e Luís Delgado deviam ser clonados rapidamente, o país não pode correr o risco de ficar sem tão excelentes comentadores se um azar lhes acontecer.
    Será que o Delgado espera vir a ser ministro com o Lopes no Governo?
    Cruzes, canhoto...

    ResponderEliminar
  4. Estes comentadores, ora amanuenses ora palradores, merecem os políticos que têm e vice versa.
    Há todavia excepções, mais dos primeiros do que dos segundos onde a crise é larvar.
    O Karl Valentim era capaz de escrever sobre eles (não digo em cima, digo, a espeito de).

    ResponderEliminar
  5. Excelente e hilariante post.

    ResponderEliminar
  6. O clímax do teu poste é interessante, que é. Mas o que me encanta sempre são os preliminares. São autenticas preciosidades que a tua imaginação (absolutamente prodigiosa) vai desencantar não sei bem onde e torna um assunto que é uma seca num exemplo fantástico de crítica demolidora.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.