12 abril 2008

SABER LER SUN TZU

Num daqueles filmes icónicos do PREC, acessível no You Tube, onde os trabalhadores montam um cerco aos administradores dos TLP* e datado de 1974, a certa altura, quando estes estão a ser evacuados num blindado Panhard EBR do Exército, alguém se lembra de lançar a palavra de ordem rapidamente repetida pelas massas trabalhadoras: Vitória!... Vitória!... As massas sempre gostaram de estar do lado vencedor (por isso Benfica e Sporting vão perdendo adeptos…), embora ali fosse difícil concretizar em que é que consistia a vitória: num punhado de tecnocratas a abandonarem o emprego num meio de transporte bizarro?...
Se naquela altura, para além de Lenin, já se desse importância a Sun Tzu no PCP, e não se tivesse esperado estes trinta e tal anos pela predilecção actual que o partido tem mostrado tanto pela China como pelos chineses, a manobra montada pelos comunistas para tomarem conta dos TLP teria sido bem mais discreta (como outras...) e não aquela verdadeira reedição da cerimónia do Largo do Carmo, transposta para a Andrade Corvo*… Mas, ou porque os manuais de procedimentos para aquelas circunstâncias devessem prescrever participação das massas populares, ou por uma qualquer outra razão, assim se fez, e assim ficou registado para a posterioridade
Detecto um espírito semelhante ao que animava outrora o colectivo de trabalhadores dos TLP em certas notícias de hoje, que proclamam como houve uma inequívoca Vitória!... dos sindicatos dos professores nas negociações havidas esta semana com os representantes do Ministério da Educação. O PCP, pois claro, é uma dessas fontes, embora o próprio porta-voz, Jorge Pires, admita desconhecer todos os pormenores do entendimento de hoje. Depois, leio aqui na blogosfera análises um pouco mais aprofundadas, com recurso às fontes e que assinalam as (poucas) diferenças entre a proposta ministerial e o memorando vitorioso final...
Este padrão anómalo de recuos faz-me levantar a hipótese que a máquina comunicacional deste governo, que outrora foi tão temida quando estava orientada para dar do seu chefe e membros uma imagem de determinação na sua actividade governamental, possa ter recebido agora instruções para, fazendo uma reviravolta de 180º, assumir recuos e proclamar disposições negociais junto da Comunicação Social, numa estratégia flexível verdadeiramente inspirada em Sun Tzu. Nesta época, sem se sentir ameaçado (por aquele PSD?...) e para parecer simpático, talvez seja preferível que seja aos outros que caiba o encargo de proclamar as Vitórias!...

* Os TLP (Telefones de Lisboa e Porto) estavam sedeados na Rua Andrade Corvo.

5 comentários:

  1. Neste momento histórico, o PSD e o PCP decobrem semelhanças, objectivos e métodos que os irmanam nesta grande conquista para a classe operária e o povo trabalhador.

    ResponderEliminar
  2. Do ponto de vista de quem não aceitaria de forma alguma negociar com este governo neste assunto e da maneira como o actual governo o fez, apenas direi que este post é muito bom.

    E são extremamente pertinentes as criticas feitas aos sindicatos e a esta conversa de "Vitória".

    O PCP e a intromissão deste nos sindicatos e ainda por cima com a maior estupidez profunda que os anima, a querer vender uma vitória quando existiram cedencias em toda alinha são de arrepiar.


    Demonstra bem que o PCP NADA entende do que se está a passar e são apenas um peso morto.

    E porque falo em cedências?

    Desde logo pelo facto de - nesta altura - terem aceite negociar com o Governo quando estavam estrategicamente colocados em posição de força que não lhes aconselharia negociar.

    Colocavam em mais dificuldades o governo pro não negociarem do que em negociarem.


    Mas como são estúpidos e desonestos preferiram salvar o seu próprio couro e vir proclamar vitórias do que defender os objectivos dos que dizem defender.


    De facto é espantoso como a propaganda se sobrepõe aos resultados concretos de uma qualquer negociação e se proclama "vitória"...

    Parecem mais truques de mercado capitalistas do que um "bom" e inspirado sindicalismo de tipo marxismo leninista...

    É mesmo não aprenderem nada..


    Mas é um muito bom posteste e a comparação com os TLP é pertinente: qual é que foi a vitória aqui?

    Só se for dentro da cabeça dos sindicalistas e dos órgãos de comunicação social que a veicularam.

    De facto isto é o surrealismo total.


    É o mesmo que dizerem que o queixo dos sindicatos atacou furiosamente o punho fechado do governo que vinha na sua direcção e derrotou-o.


    Dissidente-x

    ResponderEliminar
  3. Sei que não sei ler Sun Tzu (cada um sabe ler o que pode).
    Talvez por isso,aqui e agora, na retórica: Evitar guerras é muito mais gratificante do que vencer mil batalhas.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. JRD, desculpe a brincadeira a respeito da sua confissão sobre Sun Tzu, mas olhe que eu também não o sei ler no original... só em traduções.

    Votos de Boa Semana para si.

    ResponderEliminar
  5. Dissidente, percebo que vê o problema com um distanciamento diferente do meu, embora me pareça que concordamos que a informação cada vez se confunde mais com a ficção e o entretenimento.

    Todos nos lembramos como Zé Diogo Quintela (metamorfoseado em Elisa) fazia a primeira pergunta a Ricardo Araújo Pereira na famosa paródia ao vídeo do Aborto do Marcelo:

    - Professor, o aborto é uma coisa extremamente horrível, não é?

    Pois bem, ontem, a primeira pergunta que colocaram na SIC Notícias ao analista convidado José Manuel Fernandes foi qualquer coisa como:

    - Como analisa esta derrota da Ministra da Educação?

    Pelos vistos faltavam as gargalhadas em "off"...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.