26 abril 2008

BICARBONATO PARA UMA DIVISÃO

A batalha pela ilha de Walcheren, que foi travada no Outono de 1944, não tem nada de especial que a distinga de muitos outros conflitos localizados que se travaram na Frente Ocidental entre unidades aliadas e alemãs naquela época. Como se pode observar pelo mapa acima, o objectivo dos Aliados era o de libertar o curso inferior do Rio Escalda da presença de tropas alemãs, para que pudessem vir a utilizar o porto de Antuérpia (que se situa a montante naquele Rio) para um melhor reabastecimento logístico das suas unidades combatentes.
Mas, se as unidades aliadas que estiveram envolvidas na Batalha – a 2ª Divisão Canadiana de Infantaria e a 52ª Divisão das Terras Baixas Escocesas – nada tinham que as distinguissem em particular, isso não se passava com a unidade defensora – a 70ª Divisão Alemã de Guarnição – que se notabilizava por ser composta quase exclusivamente por dispépticos – i.e., soldados com problemas digestivos vários. O rancho para os homens da Divisão era assim sempre de dieta, e aquela unidade ganhara no Exército alemão a alcunha de Weissen Brot (Pão Branco).
A cerimónia da rendição final da 70ª Divisão ficou à altura, em surrealismo, da sua reputação anterior. A 6 de Novembro de 1944, o seu Comandante, o General Wilhelm Daser (acima) que, como seria de esperar, também sofria do estômago (...), dispôs-se a render-se com os 2.500 homens que lhe restavam, mas, como se estava a fazer tarde, só o faria após uma reparadora noite de sono para si e para os seus homens… E os britânicos e canadianos que os cercavam (que eram apenas 250…) tiveram, por bom senso, que concordar com essas tréguas nocturnas...

5 comentários:

  1. Estou sem palavras.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma delícia!
    Se não pertencesse à 2ª Grande Guerra, podia entrar na "guerra" do Solnado...

    ResponderEliminar
  3. No Setembro de 1944 Antuérpia ficou libertada e o porto, extremamente importante para transporte de materiais de guerra, veio intacto nas mãos dos aliados. Contudo os cidadãos de Antuérpia ainda tinham de sofrer os mais horríveis momentos de quatro anos de guerra. Os alemães bombardearam incessantemente a cidade com uma arma de represália nova a V-1 (chamado bomba voadora), isto numa tentativa para destruir a cidade e seu porto completamente. A V-1 recebeu mais tarde a ajuda do foguete V-2, mais sofisticado e mais perigoso. O preço que os cidadãos de Antuérpia tem de pagar: 4500 mortos ,debaixo de qual os meus dois tios,irmãos da minha mãe ,7000 feridos e 50000 casas destruídas. Em total caíram 3000 e tal bombas voadoras na cidade e arredores.
    cumprimentos de Antuérpia

    ResponderEliminar
  4. Esse detalhe de um para dez é simplesmente um espanto.

    Mal comparado faz-me lembrar a velha discussão sobre Aljubarrota, onde a proporção seria de um para cinco ou de cinco para um.

    Enfim, Nada que um alka Seltzer resolva...

    ResponderEliminar
  5. Não vinha a propósito nem se adequava ao espírito do poste a evocação do extremo sofrimento experimentado pelos habitantes de Antuérpia depois do seu porto ter passado a ser utilizado pelos Aliados, mas agradeço-lhe a referência, Alfacinha.

    Fala-se muito das bombas voadoras V1 e V2 sobre Londres, mas esquece-se as que caíram sobre Antuérpia, que foram mais do dobro das londrinas. No pior incidente isolado, a 16 de Dezembro de 1944, uma bomba atingiu o Cinema Rex durante uma sessão, fazendo 858 vítimas.

    ResponderEliminar