23 março 2008

O PAÍS DOS SHERLOCK HOLMES

O país que gerou Sherlock Holmes tem, obviamente, uma estranha relação com o crime. Então se o crime estiver associado de algum modo com o estrangeiro, parece que ainda é melhor – lembremo-nos, por exemplo, de O Crime no Expresso do Oriente ou do facto de Hercule Poirot ser um detective belga… É uma fixação tão peculiar que parece que distingue o Reino Unido do resto do Mundo.
Escolhemos um dia como outro (hoje) e um jornal sóbrio (como o Guardian), e especulemos sobre quantos mais países dedicariam a atenção de duas notícias principais ao assassinato de duas nacionais suas no estrangeiro (em Goa e na Jamaica)... É que é capaz de ter sido esta espécie de paranóia nacional a maior responsável pelos problemas aparecidos à volta do desaparecimento de Madeleine McCann*

* Há 464 referências (!) a artigos com esse nome nos arquivos do mesmo jornal

2 comentários:

  1. Elementar meu caro A. Teixeira. Vou passar ao lado do inglês Holmes e do belga Poirot, que são ficção, ainda que boa, para quedar-me deslumbrado perante os reais irlandeses Peterson, o primeiro dos quais, em cima à esquerda é um velho conhecido meu.

    ResponderEliminar
  2. Para nóia temos cá o Marques Mendes.
    Para sensatez temos o inefável Alípio Ribeiro que admitiu, pausada e condescendentemente, na RTP2, que talvez tivesse havido precipitação na constituição de arguidos para o casal inglês.
    Depois de tão brilhante dedução, o nosso xerloque Alípio tem estado em silêncio.
    Porreiro, pá!

    ResponderEliminar