11 janeiro 2008

YES, PRIME MINISTER - UM CONFLITO DE INTERESSES

Embora o episódio de Yes, Prime-Minister em que o PM, James Hacker, faz uma descrição sumária de quem lê os jornais britânicos seja frequentemente citado e muitas vezes lincado aqui na blogosfera (eu próprio já o fiz), é muito menos frequente que seja lembrado o nome do episódio da série em que ele aparece e do que é que trata. É que o episódio em questão intitula-se Um Conflito de Interesses* e, imagine-se a coincidência, conta a história das hesitações por que passou Hacker para a nomeação de um novo Governador do Banco de Inglaterra, no meio dos esforços para abafar um potencial escândalo financeiro surgido com um Banco inglês, que emprestara demasiado dinheiro a clientes insolventes…
Faz lembrar qualquer coisa familiar, não faz? Ou, para preservar o tom anglo-saxónico da série: ringing any bells**? No episódio da série, o escândalo é devidamente abafado, porque é o próprio presidente do Banco que estava em vias de falir (Sir Desmond Glazebrook - acima) que se torna Governador do Banco de Inglaterra… Quem estaria melhor motivado para abafar o problema?... Agora mais a sério e em Portugal, pergunto-me quais serão as motivações do Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, quanto ao caso BCP. E vale a pena prestar a devida atenção às declarações que ele vem proferindo: Os factos que agora vieram a lume por uma denúncia interna são factos novos e que na altura foram ocultados às inspecções do Banco de Portugal.
Que os escândalos que recentemente envolveram o BCP tivessem origem de denúncias internas, num processo que, noutra época e noutra classe social, se baptizaria por zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades, não será verdadeira surpresa para ninguém… Agora, que a inépcia dos organismos de fiscalização e inspecção da actividade bancária sejam assumidos de maneira assim tão ligeira pelo Governador do Banco de Portugal é que já se assemelha a uma atitude de figurante de Yes, Prime-Minister. É que creio que o facto dos factos terem sido ocultados não exime de responsabilidades quem os devia ter descobeto e não o fez… Suponho que as políticas Don´t ask, don´t tell*** se referem a inclinações sexuais, mas não a questões financeiras, pois não?…

*Recomendo que o reveja, quem tem a série em DVD em casa.
**Literalmente, faz tocar alguma campainha?
*** Política aplicada desde 1993 nas Forças Armadas norte-americanas, onde os seus membros não são questionados sobre as suas inclinações sexuais, mas podendo ser sancionados se assumirem publicamente a sua homossexualidade, que continua a ser formalmente proibida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.