28 janeiro 2008

O QUE DIZ MENDES BOTA

Não será preciso ser-se implacável, mas deve ser-se rigoroso, perguntando-nos, de quando em vez, pelo rigor de certa informação que nos é facultada. Exemplificadamente: quando o professor Freitas do Amaral foi eleito Presidente da Assembleia-Geral da ONU em 1995, as notícias apressavam-se a explicar-nos quanto aquele cargo era importante e a eleição prestigiante para o país. Mas, sendo o cargo assim tão importante, porque é que eu, e aposto que qualquer dos jornalistas que, na altura, dava a notícia, éramos incapazes de nomear três, dois, ao menos um, dos seus antecessores?...
É um raciocínio paralelo ao de cima que construo a respeito do discurso proferido no final de um jantar no Sábado passado, por um alegre deputado-poeta algarvio do PSD, de seu nome José Mendes Bota, que proferiu um chorrilho de disparates, desde comparar Sócrates a Salazar e a ASAE à PIDE… E a pergunta a fazer aqui é: alguém se lembra de mais algumas declarações recentes daquele distinto deputado? Então se o que ele diz normalmente, não tem seriedade para ter atenção e destaque na comunicação social, só passa a tê-las quando diz disparates?
A disputa política não tem inocentes, nem os discursos ou as obras poéticas de Mendes Bota mereceriam qualquer tipo de contemplações, mas há ocasiões em que as manobras de quem faz parte do aparelho governamental se tornam tão cristalinas, que se torna óbvio que, em vez de defender o governo, estão a fazer oposição… à oposição. Quem quer apostar comigo que, tal qual não sei qualquer dos nomes dos sucessores de Freitas do Amaral naquele tão alto cargo que ele ocupou, também não se vai ouvir falar mais de outras declarações de Mendes Bota, a não ser que sejam mais disparates?...

A despropósito e a destempo, mas por uma associação de ideias fácil de decifrar: Vitalino Canas não escreve poesia?...

2 comentários:

  1. Se me dá licença, eu lembro-me muito bem do Mendes Bota ( além de outros) e não não por razões de ordem poética, como se pode constatar:

    http://bonstemposhein.blogspot.com/2007/10/vria.html

    ResponderEliminar
  2. Se calhar a culpa não é do Bota mas de quem divulga os seus disparates.
    Os nossos jornalistas são, muitas vezes, inexperientes e "programados" para captar apenas a frase venenosa, a alarvidade porque isso é que dá títulos sugestivos.
    É a cultura do jornalismo da pequena intriga, da disputa de comadres.
    Não dá para mais...

    ResponderEliminar