17 outubro 2007

A T-SHIRT

A brincadeira é assumidamente superficial, já aqui publiquei postes de uma ironia muito mais fina, mas não resisto à ideia de imaginar qual seria o sucesso comercial de uma linha de t-shirts cor-de-laranja que alguém se lembrasse de pôr à venda ali para as bandas da Assembleia da República com uns grandes dizeres em branco: EU NÃO SOU VICE-PRESIDENTE DA BANCADA DO PSD (MAS FUI CONVIDADO…)
Alguém ampliou práticas anteriores já ridículas e perdeu a vergonha na cara ao oferecer (e muitos terão perdido a vergonha na cara ao aceitar…) simultaneamente a vice-presidência a oito parlamentares numa bancada composta por 75 elementos (num rácio de um alto dirigente por cada 8 deputados…), numa distribuição de títulos que faz lembrar outras eras: Foge cão, que te fazem barão! Para onde, se me fazem visconde?

Como os títulos nobiliárquicos de outrora, depois da profusão de vice-presidentes eleitos no último Congresso do PSD, com esta outra profusão de vice-presidentes a eleger para a sua bancada parlamentar, quanto é que se instala a moda na política portuguesa que é preferível NÃO se ser vice-presidente de coisa nenhuma?

2 comentários:

  1. São mais os ÍNDIOS do que os chefes.
    E enquanto o um vai para a cabeça do TOURO, o outro fica SENTADO, a observar JERÓNIMO.
    Os vice-presidentes serão uma espécies de cAPACHES doe Manitu...

    ResponderEliminar
  2. Confesso que há momentos em que tenho pena de Pedro Santana Lopes, como as ocasiões em que jornalistas escrevem em jornais que, afinal, a sua lista para a direcção do grupo parlamentar “só” recebeu 53 votos – note-se o advérbio. Acontece que 53 representa 70,7% dos votos totais do universo de votantes. Outra maneira “gira” de dar a notícia (Correio da Manhã) foi escrever que Santana “não” teve o voto de 22 deputados.

    São nestes momentos, quando é mesmo preciso qualidade e imaginação para dizer mal de alguém, apenas porque sim, que se vê a mediocridade do jornalismo nacional – não conseguem nada de mais tortuoso e rebuscado do que esta manipulação grosseira dos dados?

    ResponderEliminar