08 julho 2007

O OBSERVATÓRIO e o COORDENADOR DA OBSERVAÇÃO

Uma das críticas literárias mais sintéticas e aceradas que conheço refere-se a Winston Churchill e à sua história da Segunda Guerra Mundial. Conheço a ideia, desconhecendo o autor e reza assim: Winston resolveu escrever um enorme livro em seis volumes sobre si mesmo e quando chegou a altura de lhe dar um nome resolveu dar-lhe o título de Segunda Guerra Mundial…
De uma forma análoga, quando um político especializado na área da Saúde – Constantino Sakellarides – sai do governo e vai para a oposição (mesmo que seja o partido de que é militante que esteja no poder…), é para se tornar Coordenador principal de um organismo chamado Observatório Português dos Sistemas de Saúde, que está encarregado de produzir relatórios periódicos sobre o tema. Tivesse Marques Mendes vários observatórios desses e estaria muito mais contente com as sondagens...
Note-se que eu defendo a utilidade tanto da autobiografia de Winston Churchill como dos relatórios produzidos pelo Observatório, só que há que ter em conta que a primeira é apenas uma parte da história da Segunda Guerra Mundial e que os segundos não são a visão técnica imparcial da situação da saúde em Portugal… Conhecendo as simpatias recíprocas entre Sakellarides e Correia de Campos, imaginem-me a mim, por exemplo, depois do que escrevi dois postes abaixo, encarregado da crítica às crónicas semanais do João Miranda…

Alguém levaria a sério o que escrevesse? Não devia, mas pelos vistos entre nós é possível desde que não assine com o meu nome…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.