17 julho 2007

O ESTRANHO CASO DA MORTE DO GENERAL VATUTIN

É raro, mas os generais de alta patente dos exércitos vencedores também podem morrer em acção. Foi o que aconteceu aos generais norte-americanos Lesley J. McNair, que morreu em Julho de 1944 na Normandia, devido a fogo de artilharia amiga e Simon Bolívar Buckner Jr., que morreu em Junho de 1945 em Oquinawa, devido a fogo de artilharia inimiga (japonesa).
Na Frente Leste, depois do Exército Vermelho ter recuperado a iniciativa com a vitória em Estalinegrado (Janeiro de 1943), destacaram-se os casos dos generais Nicolai F. Vatutin, comandante da 1ª Frente da Ucrânia, que morreu em Abril de 1944 e Ivan D. Tcherniakhovsky, comandante da 3ª Frente da Bielorrússia, que era o mais novo dos generais da sua patente (38 anos), quando morreu em Fevereiro de 1945.
Só que os detalhes sobre a forma como haviam morrido os dois generais soviéticos nunca vieram a ser divulgados. Sabe-se hoje que Vatunin morreu em consequência dos ferimentos recebidos numa emboscada montada em Fevereiro de 1944 por guerrilheiros nacionalistas ucranianos, que lutavam simultaneamente contra os alemães e contra os soviéticos. Percebe-se a razão da omissão das autoridades soviéticas.
De facto, ao contrário do que proclamava a sua propaganda, as zonas libertadas da ocupação nazi nem sempre acolheram o retorno dos soviéticos de braços abertos. Os seus relatórios daquela época e posteriores faziam balanços das suas acções de contra-subversão que não se distinguiriam muito dos que viriam a ser feitos pelos portugueses nas colónias dali por vinte anos…
Assim, em Abril de 1946, quase um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial, um relatório abrangendo a região ocidental da Ucrânia referia que 8.360 guerrilheiros haviam sido mortos ou capturados, conjuntamente com 8 morteiros, 22 metralhadoras, 712 pistolas-metralhadoras, 2.002 espingardas, 600 pistolas, 1.766 granadas, 4 impressoras e 33 máquinas de escrever com o custo de 200 mortos entre as nossas tropas…Os relatórios para Spínola, Costa Gomes ou Kaulza de Arriaga não teriam sido muito distintos… Mesmo com o fim da União Soviética, não encontrei mais detalhes sobre as condições da morte de Tcherniakhovsky na Prússia. Até pode ter sido um acidente (o norte-americano George S. Patton Jr. morreu num desastre de viação, o alemão Von Reichenau num de aviação, por exemplo), mas com os soviéticos nunca se sabe…

Fotografias (de cima para baixo): McNair, Buckner, Vatutin, Tcherniakhovsky e Von Reichenau.

Sem comentários:

Enviar um comentário