13 maio 2007

NOTÍCIAS QUE CAUSAM IMPACTO

Já foram várias as vezes que vi recuperada uma daquelas notícias de impacto que começa sempre por variações ao título: Arábia Saudita importa areia. Depois segue-se a explicação: a areia saudita presta-se a certas utilizações (para a construção civil, o que já levou a Arábia Saudita a suspender as suas exportações de areia para o vizinho Bahrein…) mas não para outras, como a limpeza interna de oleodutos, onde se utiliza a injecção de um tipo de areia que tem de ser importada da Austrália ou da Holanda…

A notícia que a China virá a sentir carências de mão-de-obra daqui a dois anos é um outro exemplo de notícia que chama a atenção do leitor. Segue-se a explicação: o ritmo a que a mão-de-obra das regiões do interior da China tem sido liberto das actividades agrícolas tem sido muito mais lento do que as necessidades criadas pelo crescimento industrial nas suas zonas litorais, as maiores responsáveis pelo crescimento da economia chinesa a taxas próximas dos 10% anuais (9,8% é a previsão The Economist para 2007).

Um pouco distinto deste universo, mas também capaz de causar impacto, eu concebo que o desaparecimento de uma criança no Algarve seja uma notícia que possa despertar o interesse das audiências. Não compreendo é que explicações ulteriores serão capazes de a deixar em cartaz por uma semana a fio. Ainda ontem (Sábado) a SIC lhe reservava os dez minutos de abertura do Telejornal, com a repórter (Maria João Ruela) a concluir que durante aquele dia nada de especial acontecera…. e a deixar no ar, por responder, a pergunta seguinte, lógica: houve algum dia – com excepção do do desaparecimento - em que aconteceu efectivamente alguma coisa?

Ou será que artigos como este são explicação para o que aconteceu?

Sem comentários:

Enviar um comentário