03 maio 2007

JOZEF PILSUDSKI E A POLÓNIA DE ENTRE GUERRAS (1918-1939)

As potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial descobriram à sua custa que é mais fácil simpatizar com as desventuras da Polónia em abstracto do que com os dirigentes polacos em concreto. Jozef Pilsudski (1867-1935), que foi o homem forte da Polónia desde 1918 até à sua morte, é um excelente exemplo de como as abordagens simpáticas mas condescendentes dos representantes franco-britânicos foram cilindradas pelos objectivos que Pilsudski estabelecera para o seu país.

Um dos primeiros problemas para perceber Pilsudski é o de o localizar no espectro partidário. É uma tarefa complicada, a fazer lembrar justamente o problema do leque político actual da Polónia. Originalmente Pilsudski – que nasceu em território hoje lituano e oriundo de uma família de ascendência lituana, embora fosse culturalmente polaca – pertencera e fora um dos dirigentes revolucionários clandestinos do Partido Socialista Polaco em luta contra o poder czarista.

Mas Pilsudski não pretendia ser uma espécie de Lenine à dimensão polaca. De facto, o que lhe interessava do socialismo era a parte da luta contra as autoridades russas e o seu objectivo principal era a independência da Polónia. Estando os polacos submetidos a três administrações distintas, russa, alemã e austríaca, foi a esta última, mais benigna, que Pilsudski se aliou quando começou a Primeira Guerra Mundial. Tratava-se de uma jogada arriscada, a dois tempos, que acabou por se adequar ao desenrolar da História.

Numa primeira fase, tratava-se de eliminar os russos (o que veio a ser conseguido, com a Revolução russa de 1917), para depois redireccionar as reivindicações de independência para os dois Impérios Centrais (que chegaram a prender Pilsudski e outros dirigentes nacionalistas) enquanto procuravam contar continuamente com o apoio da França e da Grã-Bretanha para as suas ambições. Foi um percurso tortuoso de que só houve a certeza que funcionara em Novembro de 1918 com a derrota alemã.
A descrição de Pilsudski, que se tornou no herói da independência nacional polaca do Século XX, é assim complexa, a de um socialista, mas apenas interessado nos seus aspectos utilitários, um revolucionário mas ditatorial, de certa forma um romântico mas também realista e, acima de tudo, um nacionalista primeiro e antes de tudo. Um polaco do Leste, nascido em terras lituanas, com uma concepção de Polónia alargada a todos os eslavos não russos, na sua configuração de 1386 a 1772.

A grande Guerra Civil russa (1919-24), que opunha os bolcheviques e Lenine à longa lista de inimigos, tornou-se uma ocasião conveniente para que a Polónia, mesmo com um exército ainda em fase embrionária – mas equipado pelos franco-britânicos – se expandisse para Leste. Numa espécie de ressurreição do casamento dinástico entre a Polónia e a Lituânia do Século XIV, Pilsudski firmou uma aliança política com os nacionalistas ucranianos de Simão Petliura.

Aquela associação veio a revelar-se um fiasco. Os nacionalistas ucranianos não passavam de mais um grupo político na imensidade dos que existiam por essa altura na Rússia, com o inconveniente de acentuar aos bolcheviques a dimensão da ameaça representada pelas ambições polacas de entre as várias ameaças (da direita, da esquerda e dos diversos grupos nacionalistas) a que os soviéticos estavam sujeitos naquela altura. E que se impunha resolver…
O episódio da contra-ofensiva soviética dentro da Guerra Polaco-Soviética (1919-20), começou com o ataque das forças do Exército Vermelho, comandadas pelo general Mikhail Tukhachevski (figura merecedora de um poste a ele dedicado…), em Julho de 1920, e veio a resolver-se de forma decisiva com um contra-ataque vitorioso das forças polacas quando os soviéticos já se aproximavam de Varsóvia, em Agosto. O ânimo recuperado dos polacos fê-los depois reconquistar quase todo o território perdido.

Foi uma guerra curta, sobretudo tendo em conta a duração das operações de alta intensidade. Mas teve um significado político manifesto na Europa, ao retirar qualquer aura romântica às intenções soviéticas a respeito dos imperialismos. No início da guerra, com as excepções da Espanha e da Holanda e, naturalmente, dos países vizinhos da Rússia saídos do seu império, ainda não houvera rupturas formais entre partidos socialistas e comunistas na Europa. Quando a paz foi assinada, em Março de 1921, faltava apenas o caso da Noruega…

Dentro da Polónia, os resultados da guerra também foram objecto de uma pantomina cuja receita tem a assinatura típica de Pilsudski. A responsabilidade pela vitória contra os soviéticos foi atribuída publicamente aos conselhos – que foram efectivamente ignorados… – do General francês Maxime Weygand, numa gigantesca operação de charme e relações públicas que permitiu a Pilsudski agradecer e reconfortar egos de franceses e britânicos pelo auxílio que efectivamente eles não haviam prestado…

Por causa desta predilecção de Pilsudski pela discrição, a política polaca de entre guerras tornou-se frequentemente um jogo de sombras onde o primeiro-ministro podia ser um compositor, pianista e diplomata de renome mundial (Ignacy Paderewski) mas onde o poder real permanecia nas suas próprias mãos. O jogo manteve-se até que a redacção da Constituição de 1921 limitou os poderes do futuro Presidente, o que fez Pilsudski, como acontecerá com de Gaulle 25 anos mais tarde, renunciar à candidatura ao cargo para onde o queriam engaiolar
A diferença é que Pilsudski só esperou 4 anos (1922-26) pelo regresso ao poder e fê-lo através de um descarado golpe de estado em que desalojou um governo de direita, com o auxílio das forças armadas (onde tinha grande prestígio) e o apoio de greves dos sindicatos dos ferroviários de inspiração socialista. O regime que nasceu desse golpe de estado não deixou de ser menos autoritário nem menos anti-soviético, por causa desses pergaminhos de esquerda à nascença… Pilsudski tornou-se o primeiro-ministro.

Mas não por muito tempo (1926-28). No seu estilo peculiar (a lembrar a aposentação de Deng Xiaoping na China) Pilsudski retirou-se das primeiras filas e continuou a dominar ditatorialmente a política polaca mas a partir de cargos tão discretos como os de Ministro da Defesa ou de Inspector-Geral das Forças Armadas até à sua morte em 1935. O regime continuou tão autoritário e o país tão mal comportado e tão mal agradecido (na perspectiva franco-britânica…) quanto o fora antes.

Chegou ao desplante de proclamar pretensões a domínios coloniais, invocando que as nações jovens também tinham direito a uma nova partilha das colónias: Madagáscar (sob domínio francês…) seria uma excelente hipótese de trabalho! A realidade é que o apoio franco-britânico, por muito que representasse em termos de softpower na SDN, nada representava – como as duas invasões (alemã e soviética) de Setembro de 1939 vieram a demonstrar… – quando viesse a ser solicitado para se impor no terreno.
Aliás, uma parte da elite do estado polaco era de uma indisfarçável origem prussiana, como a dos seus vizinhos alemães, como se comprova nas coincidências de figuras homónimas dos dois lados da fronteira. Havia o General alemão Ludwig Beck, Chefe do Estado-Maior do OKH até 1938 e Jozef Beck, Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco de 1932 a 39; havia o General comandante das Forças polacas de Varsóvia em 1939, Juliusz Rómmel que defrontava, do outro lado, um seu homónimo destinado a tornar-se muito famoso no futuro: Erwin Rommel.

Até ao fim, quando se viu fatalmente cercada pela assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop em Agosto de 1939, a Polónia sempre hesitou num eixo orientador da sua política externa, chegando a privilegiar descaradamente a opção pró-alemã (Hermann Goering era visita particular para a caçada ao alce na floresta de Bialowieza) em detrimento da soviética. A Polónia chegou a ser um dos países beneficiados, ainda que de forma marginal, pela decomposição da Checoslováquia…

Esta é uma descrição muito sumária da História da Polónia de entre as guerras. É claro que se trata de uma simplificação para blogue dos acontecimentos, estruturados à volta de uma figura dominante que foram, na realidade, muito mais complexos. Mas servem perfeitamente de exemplo para que, descrevendo o passado, se compreenda como a tradição da luta política na Polónia tem tanto de feroz e sórdido quanto pouco de democrático quanto às regras que ali (não) se praticam.

Rotular de extremistas de direita o movimento político dos gémeos Lech e Jaroslaw Kaczynski, por exemplo, é apenas uma forma simplificada de classificar sem explicar e, provavelmente, sem perceber em que é que consiste o espectro político polaco na actualidade. Na Polónia tudo é confuso. Alguém conceberá que Wojciech Jaruzelski, o general do regime que reprimiu o Solidariedade em 1981, tivesse sido desterrado com a família para a Sibéria em 1940, onde aliás veio a perder o pai?... Pois é, afinal o general que defendeu o comunismo, até foi uma vítimas dos deportações de Staline...

2 comentários:

  1. Interessante, e esclarecedor. Sempre tive a ideia de que Pilsudsky tivesse sido, além de um combatente pela independência da Polónia face aos impérios da altura, um ditador autoritário, do tipo muito em voga anos anos 20-30.

    ResponderEliminar
  2. E era. Mas o seu autoritarismo usava um discurso de esquerda, o que não se adapta à configuração clássica da História da Europa dos fascismos e das ditaduras de direita dessas décadas.

    Por isso se costuma mencionar a Itália, Portugal, a Hungria, mas "contorna-se" a Polónia...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.