21 fevereiro 2007

PARA O IRAQUE, DEPRESSA E EM FORÇA… COM QUEM?

A minha discordância tradicional com o artigo que Max Boot (o meu neocon de estimação) assina semanalmente no Los Angeles Times é desta vez, de um cariz preocupantemente diferente. Depois de analisar detalhadamente – como é seu costume – o panorama mundial, desta vez quanto às guerras civis recentes ou em curso, Boot induz-nos na conclusão como é da nossa competência evitar que a guerra civil venha a sair fora de controlo no Iraque. O remate do artigo é eloquente: a causa é pelo reforço dos contingentes militares no Iraque, não pela retirada.

Já me habituei a ler Boot. Raramente concordo com o que escreve, mas reconheço-lhe a coerência do que pensa. Desde há muito que, por exemplo, ele preconiza o aumento dos efectivos das forças armadas americanas recorrendo à incorporação de estrangeiros, à boa maneira dos romanos. Mas não creio que essa solução, sendo aprovada, se possa vir a aplicar num horizonte temporal que influencie as carências de pessoal actuais que ele tão bem devia conhecer. Aliás, foi em resposta a elas que ele adiantou a proposta de solução mencionada. Neste momento a maior potência mundial não tem tropas para aumentar o volume de efectivos que estão destacadas no Iraque!

Desenvolvo uma certa antipatia instintiva e imediata em quem adianta propostas de solução que apenas o são aparentemente, por manifesta e evidente inexequibilidade. Refira-se que em Portugal esses disparates costumam ser vistos com muita benignidade, desde os oriundos do leque tradicional da classe política*, a uma poderosa falange de empresários e dirigentes das nossas mais variadas organizações, pelos quais desenvolvi uma grande estima: podem ser exemplificados em casos como Pedro Nunes da Ordem dos Médicos, António Carrapatoso, da Vodafone ou Gilberto Madaíl da Federação Portuguesa de Futebol.

O que é relevante é que cheguei à conclusão que quem assim diz umas coisas para o ar pretendendo dar soluções em que só os incautos acreditam tende a fazê-lo por uma de três causas: ou é ignorante, ou foi distraído na análise do problema, mas de uma distracção tão extrema que lhe pode chegar a ser prejudicial ou então está a ser intelectualmente desonesto. E, caso não me tenha esquecido de uma outra categoria, não sei em qual delas classificar Max Boot quanto a este seu apelo para que se aumentem os efectivos militares no Iraque...

*A relembrar o episódio recente do cálculo dos custos das 100 medidas de Ségolène Royale.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.