10 fevereiro 2007

A ARTE DE BATER PALMAS QUANDO SE RECONHECE A MÚSICA…

Embora já seja um velho hábito enraizado, para aí com uns quarenta anos, sempre tive dificuldade em compreender a razão que leva as pessoas da assistência a desatarem a bater palmas quando reconhecem os acordes iniciais da melodia que o cantor em palco escolheu para cantar. Estarão a felicitar o cantor pela escolha do reportório? Estarão a felicitar-se pelo seu ouvido musical, que as fez reconhecer a música logo no início? Estarão a mostrar à vizinhança quão familiarizados estão com a obra do artista?

A consequência mais comum – que hoje está perfeitamente aceite - é que a trovoada de aplausos abafa completamente a música e o cantor, quando este não chega mesmo a intercalar um agradecimento no meio da letra. O fenómeno dos aplausos prévios já se tornou endémico a muitas outras circunstâncias e há muitas cerimónias actuais que já se tornaram aplausodependentes: lembremo-nos apenas de cerimónias como a de entrega dos Óscares, em que a designação dos nomeados se sucede num espaço de alguns segundos mas obrigando ao refrescamento do fragor das palmas por cada novo nome…

Mas, provavelmente o melhor comentário que já ouvi aos aplausos precoces tenha vindo de Groucho Marx, numa sua participação num programa de TV em 1969 – o hábito era então recente… – quando anunciava que, de seguida iria cantar uma canção (Lydia the Tattooed Lady), que outrora também cantara num dos seus filmes (No Circo, de 1939), num Vagão-Cama… e foi interrompido pelo costumeiro fragor de palmas da assistência. Foi aí que Groucho parou, e virando-se para a assistência, perguntou: - Mas porque é que estão a bater palmas a um Vagão-Cama?... 

Amanhã, a partir das oito da noite vamos ouvir aplausos, com muitos dos comentários contendo algumas das trivialidades do costume, como por exemplo, as saudações à sabedoria do povo português… Falta saber de que lado da assistência virão os aplausos… Mas espero que os aplausos que se ouvirem não sejam dos extemporâneos, daqueles de princípio de canção, porque aquilo que reputo mais importante nos resultados de amanhã, é que quem venha a aplaudir o faça porque venceu o referendo - sinal que a participação o tornou válido…

Sem comentários:

Enviar um comentário