24 dezembro 2006

MOURIINHUUU!!!!

Ontem o Chelsea, clube treinado por José Mourinho, ganhou o jogo contra o Wigan por 3-2, depois de estar a vencer por 2-0, ter permitido o empate, e com o golo da vitória a ser marcado mesmo no fim do jogo. Os comentários do treinador do Chelsea no fim do jogo têm tanto de emblemático sobre o perfil do treinador como de inusitado no mundo do futebol:

O Pai Natal deve vestir de azul porque não merecíamos ganhar. Não estou orgulhoso dos meus jogadores. A 15 minutos do intervalo já me cheirava a recuperação do Wigan, que teve uma atitude brilhante. Nós não merecíamos os três pontos e eles devem ter ficado muito desiludidos.

Embora se perceba o propósito desta recriminação pública que Mourinho pretende fazer passar aos seus jogadores, torna-se compreensível como é nestas ocasiões e com comentários destes, fora de tudo o que é tradicional no futebol, que ele ganha a margem de manobra para terem de lhe aturar todas as outras atitudes pelas quais se tornou conhecido. É o seu estilo, mas, ao desancar assim publicamente a sua equipa, vê-se bem que é mais difícil de copiar do que parece…

6 comentários:

  1. Há treinadores para todos os gostos e feitios, cada um com a sua forma de reagir às vitórias e às derrotas.
    Não sei quais teriam sido as palavras de Mourinho se tivesse perdido, sendo porém certo que a humildade é mais fácil quando se ganha.
    É discutível se é adequado desabafar assim em público, pois tal atitude pode sugerir sobranceria, distanciamento em relação aos jogadores, como fazia Artur Jorge.

    Mas hoje Mourinho pode fazer tudo, é intocável...

    ResponderEliminar
  2. Nem tudo, Paciente, nem tudo... Com Abramovich e referindo-se a Abramovich Mourinho torna-se irreconhecível, do mais "portuguesinho" que há na sua deferência...

    ResponderEliminar
  3. Talvez sim, não conheço o teor de tais declarações do Mourinho.
    Contudo, se o homem está rico e seguro do seu estatuto, a verdade é que muito deve a Abramovich.
    E não é menos certo que o naipe de vedetas de que o Chelsea dispõe lhe confere a OBRIGAÇÃO ( não a "obrigatoriedade" como por aí se diz e repete) de ganhar TUDO. Nenhuma outra equipa tem um lote de estrelas daquele fulgor.
    Nem o Manchester, nem o Barcelona.
    Por isso, o normal será ganharem tudo...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Não percebo nada de futebol e não aprecio o Mourinho, com a mania que é o maior do mundo e arredores. Mas o facto de ter "o naipe de vedetas de que o Chelsea dispõe lhe confere a OBRIGAÇÃO (...) de ganhar TUDO", como diz o Paciente Very Inglês, não me parece consentâneo com a OBRIGAÇÃO que esse mesmo naipe de jogadores tem de jogar o melhor possível! Ou seja, os treinadores não podem ser os únicos responsabilizados pelo que os jogadores fazem dentro do campo!

    ResponderEliminar
  6. Tem a Sofia toda a razão porque, de facto, treinador e jogadores formam um todo, pelo que vitórias e derrotas deveriam ser vistas e sentidas como proezas ou desaires do grupo, não apenas do treinador.
    Mas a verdade é que, na prática, é o treinador que recolhe a parte de leão dos louros do triunfo.
    E é também quem paga as favas quando as coisas correm mal.
    Ora, muitas vezes, as vitórias acontecem mais por mérito dos jogadores, tal como muitas derrotas resultam de erros dos mesmos jogadores.
    O certo é que nunca se viu um jogador ser despedido por falhar golos ou dar frangos.
    Para o melhor e para o pior, o treinador é o vértice da pirâmide.
    É assim no futebol, embora eu discorde por conhecer(pelo menos) um caso de um treinador que durante algum tempo brilhou, quando ele NADA fez (bem pelo contrário) para orientar a equipa.
    Nomes? Não vale a pena, já prescreveu...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.