09 dezembro 2006

DURA LEX, SED LEX

Há pequenas notícias que nos vão chocando progressivamente, à medida que se revelam os seus pormenores. Assim, a presidente do Supremo de Tribunal de Justiça do Brasil, Ellen Northfleet, e um seu colega, Gilmar Mendes, foram anteontem assaltados na estrada que liga o aeroporto do Rio de Janeiro ao sul da cidade. Embora os juízes viajassem numa viatura oficial com motorista, os assaltantes barraram-na no meio do trânsito e, sob a ameaça das armas, sem qualquer precaução quanto ao eventual estatuto dos assaltados, obrigaram os ocupantes a abandonarem a limusina, aproveitando a ausência circunstancial da escolta policial que a deveria acompanhar. Segundo a polícia, os dois magistrados foram depois recuperados, apeados, mas ilesos.

Mas o melhor de toda a rocambolesca notícia fica mesmo para o fim: de acordo com o que se pode ler numa nota breve do Público de hoje, em comunicado publicado posteriormente, a polícia militar informou que o veículo já foi recuperado e que os assaltantes foram mortos… Não se sabe é qual terá sido a reacção dos dois juízes ao saber desta – rapidíssima – conclusão do caso em que se viram envolvidos...

2 comentários:

  1. Na série “Polícias e Ladrões”, que é o dia-a-dia das grandes cidades brasileiras, nem sempre a polícia consegue levar a melhor...
    A morte dos “presumíveis culpados” é encarada como um mal menor! Os agentes da lei têm sorte se chegam à idade da “aposentadoria” porque, na selva urbana, são eles os troféus de caça favoritos!
    A TV brasileira não tem qualquer pudor em difundir imagens de tiroteios entre as duas partes e, como a “lei da bala” nem sempre funciona, também vi imagens em que a “Polícia Militar” utilizou, sem qualquer pejo, uma granada... defensiva!!!

    ResponderEliminar
  2. Granada defensiva (na óptica de alguns) constitui legítima defesa, convicção porventura estribada no velho adágio de que "a melhor defesa é o ataque".

    Isto pode não ser correcto, mas é o que digo EU,CAROLINA...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.