01 dezembro 2006

ATRÁS DE MIM VIRÁ…

O conjunto de excessos do actual inquilino e sucessor de Bill Clinton na Casa Branca estão a tornar o desempenho do 42º Presidente numa referência, que se evoca com nostalgia, do exercício do cargo de presidente dos Estados Unidos. E isso é mais um malefício – ainda que indirecto - da actual Administração de George W. Bush. O legado e a avaliação posterior dos resultados Administração Clinton não farão dela um caso de grande sucesso. Como tudo é relativo, as expectativas actuais é que andam muito por baixo…

Há, contudo, um momento de Bill Clinton que considero único e que dificilmente se repetirá com qualquer outro presidente dos Estados Unidos no futuro: quando se escangalhou positivamente a rir ao apresentar os resultados de uma Cimeira com Boris Yeltsin, com este último ao seu lado.

Num mundo em que os políticos se distinguem pelo rigor com que representam e onde as cerimónias daquele género são coreografadas até ao último pormenor, aquele riso incontrolável e contagiante (Yeltsin e a assistência acabaram por ser arrastados…) de Bill Clinton, que não podia ter sido ensaiado, foi um dos raros momentos em que o Presidente dos Estados Unidos apareceu, genuinamente, em toda a sua histeria, perante as câmaras de todo o mundo. E, provavelmente, passou a ser mais apreciado por isso…

3 comentários:

  1. Tal nunca poderia acontecer com Bush Jr.!
    Mesmo que lhe fizessem um desenho, como fizeram, certamente, antes de falar da “AIDS”, também não ia perceber e, saía-lhe um discurso “à Vaticano”: "-Abstinência!".
    Triste é levar o conselho ao limite: abster-se (até!) de pensar...

    ResponderEliminar
  2. É natural que Clinton tenha passado a ser mais admirado depois daquela explosão de riso, histeria simpática, prova de que o homem mais poderoso do Mundo também de desmancha a rir como qualquer de nós.
    De admirado a invejado foi um salto, após o furtivo encontro com a menina Levinski na Sala Oval.
    Pelo menos é o que se diz à boca cheia...

    ResponderEliminar
  3. Até nos sarilhos em que se meteu Clinton é mediano, humano.

    Kennedy, no seu tempo, andava enrolado com Marilyn Monroe, aquela bomba, capaz de causar a inveja de todos os mortais! - se o soubessem...

    Clinton andava atrás de tudo o que tivesse saias, mesmo até daquela estagiária, onde já se notava uma certa propensão para a obesidade, com brincadeiras com charutos...

    Pffff...

    ResponderEliminar