17 setembro 2006

A FOICE, O MARTELO, A VIOLA E O ENTERRO


Fica-se na dúvida onde o PCP quer chegar com esta ofensiva blogosférica. Por um lado, a atenção desmesurada que Vítor Dias dedica a Pedro Correia e aos seus posts na sua última crónica semanal do Público faz lembrar o expediente de Alcibíades com o seu truque de cortar o rabo ao cão para que se fale dele na blogosfera. Como Pacheco Pereira, Vital Moreira, Ana Gomes ou Medeiros Ferreira, também não desdenharia ao PCP contar com um dos seus seniores entre os tambores de estimação da blogosfera.

Por outro lado, e podendo ser complementar à abordagem anterior, a força e o rigor da militância que se parece detectar no recente policiamento das caixas de comentários, recuperada até a velha técnica de pseudónimos e heterónimos, parece indiciar técnica concertada para aquisição de posições num espaço onde o PCP se deve ter apercebido que também se forma opinião pública. Seria um movimento previsível, depois de já se terem apropriado – em disputa com o BE - dos programas de intervenção pública tipo Fórum TSF.

O que é irónico é que as intervenções concertadas e (às vezes mal) organizadas que se lêem, tão vigilantes como características dos comunistas, fazem bem antever o que poderia ser uma blogosfera onde se pudessem gozar das mais amplas liberdades democráticas deles. Seria tão desajustado como uma viola num enterro. Mas, ao contrário do que acontece com o ditado popular, é a viola – a blogosfera – que está no sítio certo, o enterro – o PCP e as suas habituais manobras – é que é dispensável…

4 comentários:

  1. A própria natureza da blogosfera bem como os dispositivos de controlo dos comentários impedem a existência dos "amplos movimentos unitários de comentários expontâneos" manifestando todos a mesma opinião...

    Em contrapartida, se se atender à minha experiência de ser visitado por militante em patrulha às referências blogosféricas ao seu partido, a palavra "controleiro" assume, para a blogosfera, uma ressonância completamente nova...

    ResponderEliminar
  2. Discordo em absoluto.

    Quer em relação à blogosfera,quer em relação a foruns tsf e companhia limitada.

    E desculpe lá a franqueza, A. Teixeira, mas quem comanda o ritmo na Tsf é a agenda política do PS,não do pcp e quem comanda a blogosfera são sectores ligados ao ps e sectores ligados aos liberais de trazer por casa cá da paróquia.

    ResponderEliminar
  3. Este Pedro Silva devia ser PS, mas, pelos vistos, é PC refinado.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.