16 julho 2006

COM MUITA PERTINÁCIA…

Com muita pertinácia era uma das locuções favoritas do comentador Alves dos Santos, quando, a relatar os jogos de futebol para a RTP, descrevia jogadores que, em jogadas de insistência, como agora se diz, iam à linha de fundo e conseguiam ainda centrar.

Mudando de assunto, mas ainda indirectamente associado à pertinácia, há pessoas que olhando para elas as classificamos instintivamente por pessoas de convicções. A outras, também sem grandes racionalizações, classificamo-las como pessoas de atitudes.

Embora a terminologia possa variar, aquilo em que as primeiras acreditam é determinante para a forma como actuam, enquanto que para as segundas aquilo em que acreditam torna-se apenas instrumental porque o que valorizam é a atitude que adoptam.

Não são traços de carácter mutuamente exclusivos, todos deverão ter no seu proporções variáveis de um e outro, embora, naturalmente, haja uma minoria de pessoas que se situam nos extremos, onde um dos traços predomina completamente sobre o outro.

Não me surpreende ter descoberto que, no seu passado, a recém-eleita presidenta da distrital de Lisboa do PSD, Paula Teixeira da Cruz, teve momentos de verdadeiro empenhamento revolucionário quando mais jovem, em Angola.

Como exemplo extremado de uma pessoa do segundo tipo que acima enumerei, é bem capaz de ter defendido imensas coisas diversas consecutivamente ao longo da sua vida, mas com certeza que as defende a todas com uma determinação impressionante!

Mas, apesar da sua recente vitória, desconfio que mesmo com toda a pertinácia, Paula Teixeira da Cruz não chegue aonde suponho que estejam as suas ambições…
Nota: A fotografia foi retirada do Blasfémias, a quem agradeço.

2 comentários:

  1. Não creio que a Senhora tenha a oportunidade de centrar... Talvez saia pela linha de fundo!

    ResponderEliminar
  2. Da imagem que se formou dele e se vai formando dela, talvez ele seja mais interesseiro e, por isso, mais calculista na gestão das "amizades" enquanto ela talvez seja mais generosa nas causas em que se envolve embora possa cilindrar os egos de quem esteja por perto: a antipática por excelência.

    É pena que o Mundial 2006 já tenha acabado. Esta análise, aparentemente robusta, mas completamente pifométrica já me qualificava para comentador de futebol...

    ResponderEliminar