21 dezembro 2005

BANANAS!

Vale a pena relembrar, já que vem a propósito, um saudoso debate presidencial travado nos idos anos de 1991, entre Mário Soares e Basílio Horta. Preparava-se Soares para fazer mais uma vez o seu papel de patriarca, que lhe era habitual naquela campanha para a sua reeleição (os passeios na avenida ainda deviam ser higiénicos…), quando Basílio deu em lhe estragar o script, começando por lhe chamar padrinho (a propósito do caso do fax de Macau) como aperitivo de um chorrilho de acusações bem mais desagradáveis. A cara de Soares não mostrava nada do bonacheirão da imagem de marca da versão oficial.
Ao intervalo, Soares foi-se municiar, e mal o debate se reiniciou, foi ver Soares a puxar de um novo estribilho: Bananas! Ficou-se a saber que havia uma história sórdida que tinha a ver com uma importação de bananas quando Basílio era Ministro do Comércio Externo num governo de Soares, havia talvez uns 15 anos.
Esta história das Bananas! veio-me repetidamente à memória no debate de ontem entre Soares e Cavaco. Basílio, da outra vez, nem sequer tinha a pretensão de ser levado a sério enquanto candidato presidencial. Soares, agora, afirma que sim, embora o seu comportamento com Cavaco a custo se diferencia com o que Basílio outrora teve para com ele e que tanto o irritou – a ponto de ir desenterrar o tal episódio da fruta, coisa que Cavaco não fez, num currículo de Soares que até tem tanto por onde se pegar…
Mas sobretudo o que incomoda mais é o contraste nos comentários da opinião publicada do dia seguinte. Vai de um coro de censuras (merecidas) a Basílio a uma atitude globalmente benigna para com Soares que, alegadamente, estava ao ataque. Sinceramente se, como Basílio o tinha feito, Soares assim atacou Cavaco, deu mostras de um carácter de alguém que, na minha opinião, não merece desempenhar as funções presidenciais. Se calhar esteve lá dez anos a mais…
Adenda de 21/09/2013:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.